Residência H / Plasma studio

Residência H / Plasma studio - Mais Imagens+ 44

Toblach, Itália
  • Arquitetos: Plasma studio; Plasma studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  429
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Holger Kehne
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Admonter, Georg Bechter Licht, Investwood
  • Outros Participantes : Micol Fronza, Noel Plieger
  • Equipe: Ulla Hell, Eva Castro, Holger Kehne, Peter Karl Pichler
  • Cidade: Toblach
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Holger Kehne

Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação está localizada no bairro de Santa Maria, lugar de peregrinação próximo a Dobbiaco. O terreno possui em uma inclinação em direção ao sul, em frente à cadeia montanhosa de Dolomitas.

© Holger Kehne

A ideia do projeto se desenvolveu a partir das restrições impostas pela legislação: minimizar a implantação da edificação e o requisito de uma cobertura inclinada paralela à inclinação.

O volume final e o conceito de todo o projeto são o resultado de um processo de subtração. Começando como volume máximo (como deriva da altura e das superfícies dadas) com certas partes utilizadas para criar funções específicas; um espaço coberto para estacionamento, varandas protegidas e terraços no nível do ático que introduzem luz à casa. 

Planta - nível 1

Enquanto se projeta utilizando o volume máximo permitido por lei, o tamanho da edificação é reduzido e traduzido em uma circulação interna muito compacta. A residência está dividida em duas moradias, a casa principal, utilizada para a família do cliente, distribuída em 3 pavimentos. No nível da entrada estão os dormitórios, no nível inferior a sala de estar e a cozinha com acesso ao jardim e no subsolo as habitações secundárias.

Corte
© Holger Kehne

No pequeno ático existe uma segunda residência, que desfruta de amplos terraços obtidos da remoção volumétrica. 

© Holger Kehne

Material

A escolha dos materiais segue a filosofia de redução que é adequada para toda a edificação. As paredes exteriores e cobertura estão feitas com somente um material: telhas de cedro branco, um sistema de material local tradicional com um resistência excepcional às intempéries. Inicialmente de cor perolada, com o tempo se converterá em um cinza claro uniforme. O outro material é o vidro, utilizado em toda a altura das aberturas, com esquadrias de metal e os detalhes das bordas de aço inoxidável. 

Diagrama
© Holger Kehne

Prestou-se especial atenção na redução da emissão de carbono, utilizando janelas de triplo envidraçamento, ventilação controlada, um sistema de calefação com fogão de pellets e isolamento estendido com fibras de madeira. No interior, o gesso à base de cal garante um excelente rendimento acústico e controle de umidade.

© Holger Kehne

Descrição do produto

© Holger Kehne

Valchromat é um produto inovador que combina as características da madeira com o brilho das cores e, devido a sua flexibilidade única, permite explorar a beleza das texturas e melhor engenharia. Valchromat não é MDF, é uma evolução do MDF.

O valor agregado desse material não somente provem da cor, mas também da sua composição e processo de fabricação distintos. É um painel de fibra de madeira pintado em todas as faces, onde as fibras são coloridas individualmente, impregnadas com tintas orgânicas e unidas por meio de uma resina especial que confere à Valchromat características físicas e mecânicas únicas:

© Holger Kehne

  1. É resistente à umidade;
  2. Possui maior coesão interna e, portanto, maior resistência mecânica;
  3. Permite trabalhar em três dimensões - mecanização;
  4. Possui maior resistência a flexão;
  5. Requer menos acabamentos;
  6. Assegura uma menor abrasão da ferramenta.

© Holger Kehne

Neste projeto utilizamos Valchromat para as bancadas dos móveis da cozinha. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência H / Plasma studio" [HouseH / Plasma studio] 01 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905061/residencia-h-plasma-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.