Casa com uma parede curva / fala

© Ricardo Loureiro

Casa com uma parede curva / fala - Mais Imagens+ 7

Porto, Portugal
  • Arquitetos: fala; fala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Loureiro
  • Paisagismo: João Magalhães
  • Construtora: Maxrenova lda
  • Equipe: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Julia Andreychenko, Rute Peixoto, Lera Samovich, Elisa Sassi, Paulo Sousa
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Contexto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma construção abandonada foi encontrada em um bairro nada notável, escondendo um jardim profundo e generoso. O telhado inclinado distinguia o edifício da arquitetura trivial.

© Ricardo Loureiro

Depois de redefinir a construção para uma existência estrutural aparente, o espaço interno foi resolvido com a colocação precisa de uma parede levemente curva como uma separação entre os programas público e privado. A intersecção das paredes existentes, o telhado inclinado e a nova parede resultaram em uma forma geométrica complexa. Através do novo caixilho largo, foi criada uma clara tensão em direção ao pitoresco jardim.

© Ricardo Loureiro

No espaço principal, com baixa densidade de mobiliário, existem quatro portas azuis (que levam ao pequeno saguão, quarto, banheiro ou sótão), uma abertura circular, várias plantas e um elegante pilar de metal que simbolicamente marca o ponto mais alto da modesta construção. Um número selecionado de elementos - portas, cozinha e móveis - pintados em cores fortes, contrastam com a brancura abstrata geral do ambiente.

Diagrama
© Ricardo Loureiro

A parede de frente para a rua estava coberta e a porta de entrada pintada de rosa-salmão; o portão azul-esverdeado, quando fechado, completa a composição desconstruída. Uma fina superfície de metal se estende sobre o volume branco como se fosse feita de papel: o telhado se torna o elemento urbano proeminente que define a imagem da casa, sua localização. Enquanto os interiores formam uma unidade caracterizada pela brancura e precisão, a expressão externa é a de uma justaposição solta de elementos construtivos. Numa última análise, a casa é um edifício bastante convencional, mas extraordinariamente fulgurante.

© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa com uma parede curva / fala" [House With a Curved Wall / fala] 31 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904936/casa-com-uma-parede-curva-fala-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.