Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Brasil
  5. a GR a u
  6. 2017
  7. Confeitaria & Deli Marilia Zylbersztajn / a GR a u

Confeitaria & Deli Marilia Zylbersztajn / a GR a u

  • 09:00 - 4 Novembro, 2018
  • Curadoria de Pedro Vada
Confeitaria & Deli Marilia Zylbersztajn / a GR a u
Confeitaria & Deli Marilia Zylbersztajn / a GR a u, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 14

  • Arquitetos

  • Localização

    São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil
  • Equipe

    Gabriel R. Grinspum, Isabel Sperry
  • Área

    150.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de três sobrados geminados, construído na década de 50, no coração do Bairro Itaim Bibi, resistiu ao processo de verticalização e transformou-se em pontos comerciais. O projeto ocupa a unidade central, parte de uma reforma anterior foi aproveitada com a valorização de vários elementos construtivos e matérias existentes e a potencializada com novas intervenções, consolidando o uso comercial já estabelecido anteriormente.

Plantas
Plantas

Tiramos partido desta realidade da cidade com sua transformação constante e definimos a intervenção com duas estratégias que se complementam: a primeira é a intervenção direta no imóvel, a obra civil intervém de forma neutra e versátil. A segunda é a ocupação do uso atual, com equipamentos e peças de design especial que garantem o bom funcionamento e sua temporalidade. Para o novo uso do espaço, onde agora é servido produtos de alimentação, foi preciso construir um mezanino para receber a cozinha industrial e construir uma nova edícula vertical para abrigar as áreas técnicas, de serviço e os sanitários.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

No nível da rua encontra-se a loja e o salão com mesas para 30 lugares. O ponto de partida foi a locação dos carrinhos expositores no centro do espaço fixando a loja que separa o salão frontal, ligado a rua, do salão posterior, conectado ao pátio conformado pelos dois volumes construídos, o novo e o antigo. O design desenvolvido para a primeira unidade da confeitaria situada no Bairro da Vila Madalena foi adotado novamente, imprimindo unidade e identidade a rede. Com esta continuidade estabelecida,  a obra civil ficou restrita as infraestruturas e acabamentos, deixando o espaço livre como suporte para a ocupação de elementos soltos, construídos com peças metálicas especiais executadas por um serralheiro artesão.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

No mezanino a lógica de ocupação do espaço permanece a mesma. Um monta-carga conecta os dois pisos somados a uma escada pré-fabricada de concreto, aproveitada da reforma anterior, ambos os elementos de circulação vertical são fechados com as peças metálicas que definem a materialidade do ambiente, Estas peças metálicas de fechamento somam a função de suporte para a iluminação e para os expositores dos doces, abrigam o caixa da loja e infraestruturas complementares. No piso superior com a base de instalações e acabamentos de fácil manutenção estabelecida, recebe os equipamentos de aço inox que constituem a cozinha industrial que serve os alimentos para consumo no salão ou venda na loja.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Confeitaria & Deli Marilia Zylbersztajn / a GR a u" 04 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904813/confeitaria-and-deli-marilia-zylbersztajn-a-gr-a-u> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.