Residência da Pedra / Pablo-M. Millán-Millán

Residência da Pedra / Pablo-M. Millán-Millán - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Pablo-M. Millán-Millán; Pablo-M. Millán-Millán
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Javier Callejas
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, ascensores iasa
  • Arquiteta: Inmaculada Cervera
  • Arquiteto Técnico: Javier Serrano Terrones
  • Engenharia : Javier Bengoa Díaz
  • Instalações: Manuel Porcuna
  • Chefe De Obra: Gonzalo Delgado
  • Construção: Ilustre Ayuntamiento de Porcuna
  • Cidade: Porcuna
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Javier Callejas

NOLI ME TANGERE OU COMO FAZER DE UMA CASA UM MONUMENTO

Em uma lateral do "Paseo de Jesus" surge esta residência, um monumento artesanal feito integralmente em pedra de Porcuna (Jaén). O autor dessa obra foi o  trabalhador da pedreira local Antonio Aguilera Rueda, que dedicou 29 anos de sua vida para poder realizá-la. A residência foi feita sem projeto algum, unicamente com os conhecimentos lógicos desenvolvidos por uma pessoa que teve a vida dedicada à extração de pedra. 

Esquema / Camadas

A construção foi feita por meio de estruturas ciclópeas de pedra com mais de 3.000 quilos cada uma colocadas na obra de forma primitiva, sem conglomerante algum, trabalhando a compressão em sua totalidade. Esta falta de técnica aplicada foi a responsável por, cinquenta anos depois, fazer com que o monumento começasse a sofrer uma acelerada deterioração. O afundamento dos pilares, a perda de estabilidade estrutural da torre norte ou a aparição de importantes patologias de origem química serão os motivos que obrigaram a prefeitura, atual gestora do imóvel, a intervir com caráter de urgência. 

© Javier Callejas
Esquema / Usos
© Javier Callejas

Foi realizada uma intervenção de forma cirúrgica, atendendo a cada uma das patologias de forma muito específica e pontual. Para isso, foram eliminados numerosos anexos que, com o passar do tempo, a família que habitava esta construção havia agregado. Após um importante trabalho de limpeza e restauração da pedra, foi escolhido um sofisticado sistema de iluminação para enfatizar toda a beleza do artesanato. Paralelamente, um extenso jogo de rampas, construídas em concreto, dará acesso a um elevador de vidro, único elemento destoante mas que permitirá a acessibilidade total ao imóvel, tal como nos exigia a prefeitura. Definitivamente, um projeto que buscará a todo o momento mostrar a pedra sem tocá-la.

© Javier Callejas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Paseo de Jesús, 23790 Porcuna, Jaén, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência da Pedra / Pablo-M. Millán-Millán" [Casa de la Piedra / Pablo-M. Millán-Millán] 02 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904767/residencia-da-pedra-pablo-m-millan-millan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.