Casa em Rubielos de Mora / Ramón Esteve Estudio

Casa em Rubielos de Mora / Ramón Esteve Estudio

© Mariela Apollonio© Mariela Apollonio© Mariela Apollonio© Mariela Apollonio+ 26

Rubielos de Mora, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  641
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Mariela Apollonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Effegibi, Fantini, Foursteel, La Cornue, Otis
  • Construção:Covisal Futur, SL
  • Cálculo Estrutural:Prodein Proyectos de Ingeniería SL
  • Autor:Ramón Esteve
  • Arquitetos Colaboradores:Víctor Ruiz, María Martí, Borja Martos, Concheta Romaní
  • Equipe De Projeto:Ramón Esteve Estudio
  • Cidade:Rubielos de Mora
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

Rubielos de Mora, "Pórtico de Aragón" encontra-se na área meridional da região Gudar-Javalambre, e sua vista nos faz compreender por que foi declarado, em 1980, conjunto Histórico Artístico, sendo premiado em 1983 com o prêmio Europa Nostra, além de conseguir a nomeação entre os "Pueblos mais bonitos da Espanha" em 2013.

A arquitetura popular, deixa um exemplo de beirais, aldravas, ferragens, madeira e pedra, deixando marcas de outras épocas congeladas no tempo. É por tudo isso que Rubielos de Mora não deixa seus visitantes indiferentes.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

A essência deste projeto se baseia na reinterpretação da casa solanar, a típica casa rural que conforma o centro histórico de Rubielos de Mora e configura o entorno desta residência.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

UMA CASA NO CENTRO HISTÓRICO

O projeto é pensado a partir de uma revisão da arquitetura vernacular em uma abordagem contemporânea, dando como resultado uma casa integrada, mas, ao mesmo tempo, coerente com seu momento histórico. A fachada externa faz referência à linguagem, à materialidade e às proporções de vazios estabelecidos por seu entorno.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

MUNDO INTERIOR

A fachada e empena da casa se preenchem, completando os alinhamentos da fachada e seguindo as diretrizes próprias do centro histórico. A partir da rua não se pode intuir a estratégia empregada no interior da residência. Gera-se um pátio interno como universo próprio ao qual se volta a casa.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

DISTRIBUIÇÃO ESTRATIFICADA

Em termos formais, trata-se de uma casa em forma de L com três pavimentos. O térreo se configura como um embasamento que se relaciona exclusivamente com a rua, contemplando o acesso, o spa e outros usos típicos dessa tipologia, como a adega e o espaço de armazenar madeira. Os primeiro e segundo pavimentos concernem aos ambientes próprios da residência e se abrem ao pátio interno. O primeiro pavimento se estabelece como uma zona diurna, o que permite que seja mais diáfana. O segundo destina-se aos dormitórios e possui uma varanda.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

ACONCHEGO E CONFORTO

O resultado final do projeto possui o aconchego e conforto próprios de uma casa de pueblo. O ambiente ideal para levar uma vida tranquila.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Rubielos de Mora / Ramón Esteve Estudio" [Casa en Rubielos de Mora / Ramón Esteve Estudio] 26 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904733/casa-em-rubielos-de-mora-ramon-esteve-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.