Casa Buganvilla / Ruben Muedra Estudio de Arquitectura

Casa Buganvilla / Ruben Muedra Estudio de Arquitectura

© Adrian Mora Maroto© Adrian Mora Maroto© Adrian Mora Maroto© Adrian Mora Maroto+ 25

Valencia, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Adrian Mora Maroto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Cosentino, Knauf, Argenta, Argenta Ceramica, Arkoslight, Ceadesign, Cortizo, Duravit, Finsa, KEIM, LG Electronics, Nuprotec, Parex-Group, Pierinelli, RIALTA, SGG CLIMALIT, SIGA, Trox, ZHENDER, singular kitchen
  • Construção:Gargom 2010
  • Cálculo Estrutural:Emilio Belda
  • Cidade:Valencia
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na parte mais alta de um pequeno município do interior da província de Valência, em um tecido de antigas ruas irregulares com traçado de origem árabe e com vista para a Serra de Chiva e para o Vale do Rio Turia. 

© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

No terreno, uma antiga casa com jardim de primaveras que crescem em um declive chegando às pequenas casas vizinhas.  Projeta-se uma casa introvertida com formato prismático, fechado em três lados e totalmente aberto para o lado das melhores vistas. Desta forma, a casa preserva o máximo da privacidade, se resguardando da rua e dos vizinhos, ao mesmo tempo que consegue ter contato com a paisagem e o entorno. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - 1º Pavimento
Planta - 1º Pavimento

Além disso, o volume que conforma a casa é projetado buscando resolver o desnível do terreno, os acessos e uma divisão racional do programa, colocando o estacionamento e os programas de lazer e descanso na planta térrea, e no segundo pavimento a parte mais rotineira do programa, além do acesso à rua. As duas partes são unidas a partir de uma escada que acontece em um volume anexo lateral. 

© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

O primeiro pavimento é conformado por um volume branco em balanço na parte frontal e que se apoia em um embasamento de ardósia cinzenta antracite no qual as rampas laterais repousam. O prisma branco se abre lateralmente para uma varanda que acontece em balanço e é delimitada por uma abertura dinâmica que dá para a sala de estar.

© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

Ainda que se ela se insinue através das ripas do muro da fachada e do jardim de primaveras, o caráter introvertido da casa não permite que ela seja facilmente interpretada, tanto externamente quanto internamente. Desta forma, um efeito surpresa ocorre ao avançar pelo grande corredor - atravessando a área noturna que permanece oculta - você chega à área do dia, como um único grande espaço aberto com vista para a Serra e o Vale.

© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

Os espaços internos são muito puros e sóbrios, com revestimentos de porcelana de peças grandes e de cores claras, além da integração das instalações em partes mais ocultas e com iluminação indireta linear. Além disso, os espaços internos são contemplados com grande iluminação natural proveniente do sul e protegida por beirais. 

© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

No exterior se mantém as jardineiras e as áreas verdes do fundo do terreno, o que incluí a rampa de veículos pavimentada com concreto, ambientando o espaço como um lugar natural, que se funde com a paisagem e contrasta com a sofisticação do bloco construído. E, para finalizar, as primaveras que separam e unem a casa com a rua foram resguardadas e preservadas. 

© Adrian Mora Maroto
© Adrian Mora Maroto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Buganvilla / Ruben Muedra Estudio de Arquitectura" [Casa Buganvilla / Ruben Muedra Estudio de Arquitectura] 27 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904666/casa-buganvilla-ruben-muedra-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.