Escola da Cidade abre primeira galeria de arquitetura do Brasil com exposição sobre Pavilhão de Osaka de Mendes da Rocha

Intitulada “Arquitetura de Exceção – O Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka” exposição apresenta ao público aspectos pouco conhecidos desta importante obra de Paulo Mendes da Rocha.

Após ampla reforma, a Escola da Cidade vai inaugurar em 27 de outubro, às 11h, a primeira Galeria dedicada à exposição de Arquitetura no Brasil, consolidando assim a prática de anos, com exposições das atividades pedagógicas, de convidados nacionais e internacionais, lançamentos de publicações da Editora da Cidade e outros eventos. O espaço, que contará também com uma livraria, está instalado no térreo da Faculdade, com 30 metros de vidro voltados para a Cidade, promovendo assim uma relação entre a Rua e a Galeria. A responsabilidade da curadoria do novo espaço será do corpo diretivo da Escola.

“A Galeria de Arquitetura, transparente e pública, consolida nosso desejo de ser a cidade o local, por excelência, da Educação”, afirma Ciro Pirondi, diretor da Escola da Cidade. A inauguração da Galeria irá contar com a exposição “Arquitetura de Exceção – o Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka”, sobre a obra de Paulo Mendes da Rocha.

Sob a curadoria de José Paulo Gouvêa, com montagem de Alvaro Razuk, arquitetos e professores da Escola da Cidade e com co-curadoria do arquiteto e professor da Escola da Cidade Alexandre Benoit e pelo arquiteto e professor da Unicamp, Rafael Urano Frajndlich, a exposição atualiza o edifício e expõe os seus propósitos; da proposta do concurso até o inédito projeto estrutural de engenharia, mostrando ao público aspectos pouco conhecidos desta importante obra de Paulo Mendes da Rocha.

A Exposição

No momento de maior acirramento da ditadura militar, pós-AI5, um concurso público elege para representar o país na Expo’70, em Osaka, no Japão, o projeto do jovem arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

“Contrariando o sombrio ambiente político do período, o edifício apresentava a continuidade das expectativas artísticas da década anterior. O pavilhão, uma cobertura em concreto armado e protendido associada a um desenho topográfico, uniu técnica e natureza, arte e política”, afirma José Paulo Gouvêa, curador da exposição.

As pranchas apresentadas pela equipe de Paulo Mendes da Rocha no concurso público estarão expostas. “Sua arquitetura estava originalmente ligada a uma exposição pensada por Flavio Motta que, apesar de não executada, está registrada em 43 manuscritos acerca do elo entre forma e conteúdo imaginados pelos autores”, afirma Gouvêa.

A exposição também apresentará ao público, pela primeira vez, o projeto executivo de estrutura a partir de desenhos refeitos pela equipe curatorial, oferecendo ao público uma ideia mais aprofundada sobre as fôrmas, ferragens e dimensionamento do edifício. “O projeto de Engenharia civil, concebido por Siguer Mitsutani e desenvolvido por Katsuhiko Sato, mostra a íntima relação entre arquitetura e estrutura”, completa.

Por fim, uma maquete de 1,60x1,00m sintetizará os conteúdos apresentados nas pranchas e permitirá a leitura do edifício arquitetos e pelo público em geral. Em paralelo, linhas do tempo e textos explicativos conectam a existência do edifício com o regime do período.

A exposição é fruto de uma parceria de fomento com o CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

Abertura da ‘Galeria de Arquitetura’

  • Data: 27/10/18 (sábado)
  • Horário: 11h

Exposição “Arquitetura de Exceção – O Pavilhão do Brasil na Expo’70 Osaka”

  • Período: 27/10 a 23/11/18De segunda a sexta, das 10h às 20h
  • Local: Escola da Cidade – Rua General Jardim, 65
  • Mais informações: www.ec.edu.br
  • Gratuito

  • Título

    Escola da Cidade abre primeira galeria de arquitetura do Brasil com exposição sobre Pavilhão de Osaka de Mendes da Rocha
  • Tipo

    Exposição
  • Organizadores

  • De

    27 de Outubro de 2018 11:00 AM
  • Até

    23 de Novembro de 2018 08:00 PM
  • Onde

    Associação Escola da Cidade
  • Endereço

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola da Cidade abre primeira galeria de arquitetura do Brasil com exposição sobre Pavilhão de Osaka de Mendes da Rocha" 24 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904606/escola-da-cidade-abre-primeira-galeria-de-arquitetura-do-brasil-com-exposicao-sobre-pavilhao-de-osaka-de-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.