Curso de especialização Planejamento Urbano e Políticas Públicas: Urbanismo, Paisagem e Território

A proposta do Curso Internacional de EspecializaçãoLato Sensu em PLANEJAMENTO URBANO E POLÍTICAS PÚBLICAS: URBANISMO, PAISAGEM, TERRITÓRIO, está estruturada como um itinerário de pesquisa com duplo objetivo: primeiro, trata-se de criar um grupo de reflexão sobre urbanismo contemporâneo como atividade interdisciplinar que abranja as políticas urbanas e territoriais, a partir da superação da rígida antinomia entre planejamento e projeto; segundo, ao estabelecer relações com o meio através da pesquisa, da reflexão e da ação, o curso objetiva articular a investigação acadêmica com as políticas públicas diversas, tendo por base a produção de conhecimento científico sistematizado em um banco de dados, que funcione como suporte para a Planificação Territorial e Urbana.

Pretende-se, que no seu conjunto, essas duas iniciativas possam assumir a forma de “manifesto” para uma agenda programática com a ambição de delinear a visão futura de uma região ambientalmente sustentável. O argumento no centro do debate e que levou a equipe a propor o curso com esse duplo objetivo é a concepção de Planejamento Urbano e Territorial como atividade de pesquisa entre a normativa e o projeto. Neste sentido, é fundamental a participação da universidade na qual tais elementos são objetos de experimentações através da tríade: saber técnico, pesquisa, projeto e planejamento urbano. Dessa forma, a atividade de pesquisa assume sua aplicabilidade à luz de algumas convicções sobre o caráter distintivo do urbanismo em uma dimensão contextual, no sentido de estruturá-la de forma íntima com as práticas e os cenários “sócio-territoriais”. Ao acolher transversalidades recíprocas a partir da estrutura multidisciplinar proposta, o curso pretende também explicitar uma outra condição, que atrela estratégia de ação à normativa, a fim de consubstanciar o desenho social do plano, e de oferecer ao Plano Diretor Urbano e Territorial um papel pedagógico de formação da cidadania.

A estrutura do curso baseada na articulação entre Planejamento Urbano e Políticas Públicas, reitera de forma peremptória o caráter interdisciplinar dessa atividade a partir da inter-relação de três escalas – Urbanismo, Paisagem, Território –, que explicita o objetivo principal do curso: o de dar suporte complementar para profissionais vinculados ao planejamento e à produção do espaço urbano e suas infraestruturas – Engenharia Civil, Ambiental/Sanitária e Transportes e Agronomia, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Design, Geografia, História, Turismo e Administração Pública.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso de especialização Planejamento Urbano e Políticas Públicas: Urbanismo, Paisagem e Território" 22 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904473/curso-de-especializacao-planejamento-urbano-e-politicas-publicas-urbanismo-paisagem-e-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.