CASA BL 1 / UMWELT

© Felipe Ugalde

CASA BL 1 / UMWELT - Mais Imagens+ 8

Cáhuil, Chile
  • Arquitetos: UMWELT; UMWELT
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografías:Felipe Ugalde
  • Construção: Constructora Altamarea
  • Cálculo Estrutural: Francisco Milla
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio García Partarrieu, Arturo Scheidegger
  • Cidade: Cáhuil
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa BL1 é resultado do desejo de uma jovem família em mudar de ares, deixando a capital para viver à beira mar, em Cáhuil. Este não é o projeto de uma casa de final de semana, mas um passo decisivo em direção a um estilo de vida mais informal, afastando-se do cotidiano metropolitano para adentrar em um contexto quase rural, um contato direto e diário com a natureza.

© Felipe Ugalde

Devido à essa drástica mudança, além do programa tradicional da "casa", outros espaços foram incorporados ao projeto: áreas comuns, áreas de serviço e espaços para acomodar hóspedes frequentes além de uma oficina, seja como espaço de trabalho seja como espaço para a prática de yôga, uma garagem/varanda/camarim que pode ser usada seja como uma sala multiuso seja como uma cabana independente que poderá até ser alugada (casa BL II).

© Felipe Ugalde
Planta - 1º pavimento
© Felipe Ugalde

O terreno, de 5000 metros quadrados, sem árvores ou elementos naturais preexistentes, permite uma vista ampla para o oceano, ainda que no distante e remoto horizonte que aponta para o oeste. Outro fator importante é a direção dos ventos dominantes vindos do sul durante o inverno e do norte durante a estação das chuvas.

Contexto

O projeto está organizado conformando uma planta em “L”. A ala leste-oeste se desenvolveu a partir de um contêiner preexistente que bloqueia o forte vento sul. O eixo note-sul se configura em dois diferentes níveis, completamente construídos em madeira. No ponto de conexão entre estas duas peças arquitetônicas encontram-se o principal acesso à residência, os espaços de uso comum e um deck que leva até o volume da garagem-cabana. A partir de cada uma das extremidades desta planta em "L" é possível acessar uma longa varanda diagonal de conexão, a qual resulta de um sistema de pilares e vigas que se projetam a partir da estrutura da casa criando elementos de proteção solar além de permitir que os espaços internos se expandam para o exterior.

© Felipe Ugalde

De modo a otimizar o tempo de construção, decidimos por simplificar ao máximo os detalhes e desenhar toda a estrutura da casa de acordo com os sistemas construtivos utilizados e conhecidos pelos trabalhadores locais.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "CASA BL 1 / UMWELT" [CASA BL 1 / UMWELT] 23 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904446/casa-bl-1-umwelt> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.