Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Apartamento FRV / Bloco Z Arquitetura

Apartamento FRV / Bloco Z Arquitetura

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 56

Porto Alegre, Brasil
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A planta livre deste apartamento de 70 metros quadrados, como foi entregue pela construtora, serviu como tela em branco para um projeto desafiador: criar um lar para um casal de jovens criativos.

Quem assumiu essa tarefa foi a dupla de arquitetas Débora Feistauer e Taís Nicolacópulos, do escritório Bloco Z Arquitetura, com sedes em Porto Alegre e Florianópolis.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Planta
Planta
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A premissa do projeto foi: valorizar a falta de paredes entre os dormitórios e a sala e fazer um ambiente totalmente integrado, para dar espaço à proliferação de ideias dos moradores: ele é ilustrador e tatuador e ela, designer de moda.

Para permitir o fechamento do dormitório do casal, quando necessário, foi projetado um painel retrátil de marcenaria. Um segundo ambiente, também modulável, abriga o ateliê de moda e pode se converter em dormitório de hóspedes. Dessa vez, foram criados painéis de serralheria móveis com jardim vertical para estabelecer uma camada de proteção visual para a sala. Os painéis também servem como suporte para exibição das artes.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Compondo com essa camada verde está a grande bancada de trabalho onde os clientes criam suas artes.

Os dois níveis móveis de divisão de ambientes idealizados pelas arquitetas possibilitam quatro configurações diferentes para a planta do apartamento, permitindo que o casal compartilhe os espaços do quarto e ateliê, sala e ateliê, dividam os três cômodos ou circulem por todo o apartamento sem fazer distinção entre eles.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A descontração do projeto segue na paleta: tendo o cinza como base e alguns pontos de madeira, foi possível explorar as cores nos mobiliários, nos revestimentos, nos objetos, na vegetação e nas próprias artes pessoais dos clientes. Exemplos disso são os móveis da cozinha e o ousado banheiro bicolor. O preto também imprime sua forte marca no banheiro de visitas.

O resultado do projeto passa longe do óbvio, deixando a sobriedade de lado para encher os olhos de quem entra no apartamento, e a cabeça de quem mora nele de ideias.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento FRV / Bloco Z Arquitetura" 04 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904202/apartamento-frv-bloco-z-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.