Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso

Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - FachadaCentro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Imagem 3 de 19Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - CadeiraCentro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Imagem 5 de 19Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Mais Imagens+ 14

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Nonato Veloso; Nonato Veloso
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Central Vidrios, Forsat, Inside Office, Pisorama, Serralheria Texas, Teleplan, Torre Forte
  • Construção: CCI – Campolina Construções e Incorporações
  • Estrutura: Edison Machado
  • Climatização: Eletrofrig
  • Iluminação: Carlos Cauchick
  • Instalações Elétricas: Carlos Cauchick
  • Instalações Hidráulicas: Carlos Cauchick
  • Paisagismo: Quinta Arquitetura Design Paisagismo
  • Acústica: Síntese Acústica Arquitetônica
  • Esquadrias: Vidratto
  • Projeto Executivo: Bruno Campos, Bruno Damasceno, Fernanda Angelis, Renata Brazil, Marcelo Aquino
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Fachada
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural ADUnB – Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, foi fruto de um concurso aberto a professores da FAU/UnB e demais arquitetos que trabalhavam no campus, no final de 1999. O programa era bem maior e havia a exigência da possibilidade de sua execução por partes. Em 2003 houve o interesse da construção da parte frontal do edifício contendo a área administrativa da associação, deixando de lado restaurante, auditório e outras dependências. Resolvemos então redesenhar esta parte, incluindo um café e ajustando alguns pontos para deixá-la com aparência de “ coisa acabada “. O edifício está implantado em um dos acessos de maior visibilidade dentro do campus, ao lado da Avenida L-3 Norte. O sítio tem uma importância histórica que vem da implantação da própria Unb, contando com a Faculdade de Educação, a antiga Reitoria e o auditório Dois Candangos, projetos de Alcides da Rocha Miranda . Conta ainda com edifício de João Filgueiras Lima, o Lelé, hoje infelizmente desfigurado por um “ puxadinho “ em toda a sua extensão.

Planta - Térreo

As paredes brancas são uma referência aos prédios vizinhos, além de toda a tradição do início da UnB, como os edifícios para os serviços gerias, de Oscar Niemeyer, todos brancos com vigas de concreto nas coberturas. Os “brises”, voltados para leste, são em alumínio com pintura eletrostática. Não quis utilizar os brises industrializados. Como estão, ajudam na questão da transparência, além de reforçar a horizontalidade desejada.

Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Fachada
© Joana França

Previsto inicialmente em 1999, para 130 lugares, ou 200 m2, o auditório construído comporta hoje 520 lugares, contando ainda com foyer, sanitários e dois espaços multiuso, somando 1460 m2 de área.

Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Fachada
© Joana França

O conjunto, composto pela área administrativa da ADUnB e pelo auditório, é composto por  dois blocos independentes um do outro, dispostos paralelamente entre si, interligados por um pergolado coberto, configurando uma calçada entre eles que se estende até o meio fio, em direção ao Auditório Dois Candangos, compartilhando com este último um amplo estacionamento, além  de outro existente  em frente ao edifício.

Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Cadeira
© Joana França
Corte BB
Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Vidro, Corrimão
© Joana França

O palco do auditório tem uma área livre aproximada de 160 m2, servido por escada e rampas, possuindo acesso privativo e dois sanitários acessíveis em sua parte posterior. São 20 fileiras de cadeiras, modelo Fox 70-F, em madeira e tecido, e o espaço conta com cabine de tradução e projeção. As sete primeiras fileiras estão assentadas em piso horizontal, possibilitando a retirada das cadeiras, permitindo um uso flexível, seja para a colocação de mesas ou até mesmo de orquestra, em apresentações nas quais a área do palco não possa ser diminuída. Um grande depósito sob as fileiras mais altas, serve de guarda de cadeiras e equipamentos diversos.

O projeto acústico, elaborado por empresa especializada, garante a qualidade do som no interior do auditório.

Os dois espaços multiuso contíguos ao foyer, com aproximadamente 170 m2 cada um, funcionam como ambientes de estar, exposições, palestras, apresentações, contando ainda com bancos ao ar livre, ao lado da mangueira existente, voltada para o Auditório Dois Candangos. O espaço multiuso disposto em mezanino, poderá receber bandas e orquestras, permitindo apresentações externas.

O projeto de paisagismo, em andamento, deverá integrar e harmonizar os espaços livres e adjacentes ao conjunto.

Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso - Imagem 5 de 19
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campus Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília, Brasilia, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural ADUnB / Nonato Veloso" 17 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904025/centro-cultural-adunb-nonato-veloso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.