casa jja / TAAB6

casa jja / TAAB6 - Mais Imagens+ 14

Barcelona, Espanha
  • Arquitetos: TAAB6; TAAB6
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aitor Estévez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  -, Pavincus, Weber
  • Construção: REHABITAR
  • Cálculo Estrutural: THINKING enginyeria, Jordi Parés
  • Autores: Ivan Llach e Raquel Colacios
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O principal objetivo desta reforma foi revelar o existente e transformar o necessário para tirar uma sequência de espaços inter-relacionados entre si. Valorizar certas preexistências do edifício e de seu entorno, eliminando elementos desnecessários, foi o ponto de partida do projeto desta residência unifamiliar entre empenas situada a poucos metros do epicentro do bairro de Horta em Barcelona, Espanha.

Planta Térreo - Original/Projeto
© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A residência data de 1930, com uma testada de 7 metros e uma profundidade construída da rua ao jardim de 10 metros. Esta casa popular sobrevive à pressão imobiliária da transformação do bairro, que foi substituindo esta tipologia por edifícios de mais de 4 andares, como aqueles que a rodeiam. A proposta se baseia em recuperar alguns elementos originais existentes (estrutura, pavimentações e revestimentos) e adicionar o mínimo para transformá-la em um projeto sensível, funcional e sustentável. A nova distribuição dos espaços internos se adapta às necessidades de seus habitantes e a composição dos mesmos permite perspectivas visuais ao longo do terreno e através da casa, melhorando a ventilação natural nos dois pavimentos.

© Aitor Estévez

A fachada da rua (Leste) se mantém intacta, da forma original, e a fachada interna (Oeste) é transformada adicionando dois elementos para melhorar o envoltório do edifício existente em termos climáticos. Um pergolado de bambu com vegetação no térreo e três persianas de rolo de madeira no primeiro pavimento que, por sua vez, dão privacidade à varanda. Nesta mesma fachada, a cerâmica predominante nas empenas dos edifícios vizinhos serve como fundo para integrar o único volume novo da residência, um cubo erguido em alvenaria onde se localiza o banheiro do dormitório principal. Tudo isso a partir de um jogo de texturas e cores terracota que mimetizam a fachada do jardim em um entorno heterogêneo e fragmentado.

Corte Longitudinal Varanda
© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "casa jja / TAAB6" [casa jja / TAAB6] 20 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904024/casa-jja-taab6> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.