Casa M16 / NEBR arquitetura

Casa M16 / NEBR arquitetura - Janela, FachadaCasa M16 / NEBR arquitetura - Prateleira, JanelaCasa M16 / NEBR arquitetura - PrateleiraCasa M16 / NEBR arquitetura - Mesa, Fachada, CadeiraCasa M16 / NEBR arquitetura - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: NEBR arquitetura; NEBR arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  -, Alcoa, Tecral, Tinoco
  • Construção: Edson Muniz
  • Autor: Edson Muniz
  • Equipe: Renata Lobo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa M16 / NEBR arquitetura - Janela
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa M16 está localizada em meio a outras casas em um condomínio fechado na cidade de Carpina. Em busca de atender as necessidades dos clientes, o projeto proporciona uma casa de fim de semana para acolher, reunir e ser motivo de encontros da família. Como resposta imediata ao lote de esquina de 30m x 15m, os dois pavimentos de traçado regulador, obedecem a uma divisão pragmática na disposição dos ambientes com um desenho contínuo.

Axonométrica Explodida

Há então a multiplicação das percepções e a apropriação de sítio através da sequência de espaços abertos integrados a paisagem natural de zona da mata pernambucana, que se revela como um verdadeiro cenário diante da maior testada da casa. Ter tomado como partido uma sequencia de espaços abertos, atribuiu melhor ambiência em consonância com o lugar de orientação solar predominantemente sul.

Casa M16 / NEBR arquitetura - Cadeira
© Maíra Acayaba

O acesso pedonal da moradia se conduz por um vazio, que recebe uma escada suspensa e estabelece a conexão das áreas sociais e de serviço no andar térreo, e com a zona íntima concentrada no volume prismático suspenso. Um amplo terraço na esquina surge como uma premissa projetual, acolhendo o espaço protagonista e de maior permanência da família. A sombra designada por um expressivo pergolado metálico em chapas de aço galvanizadas e pintadas na cor amarela, indica onde três gerações poderão conviver e compartilhar suas vivências.

Casa M16 / NEBR arquitetura - Escada, Cadeira, Janela, Corrimão
© Maíra Acayaba

As poucas paredes na planta térreo e o rigor na planta do primeiro pavimento possibilitam fechamentos que de forma continua e sequencial, conversam entre si até o plano horizontal amarelo das imponentes pérgolas. Nessas, a essência da casa se faz, harmonizando com o azul dos ladrilhos hidráulicos e destoando do todo. Esse jogo dos elementos amarelo e azul, presentes no terraço e no coroamento da edificação, se une ao forte rigor geométrico das linhas retas e compõem volumes puros que buscam conceder identidade à obra.

Casa M16 / NEBR arquitetura - Janela, Fachada
© Maíra Acayaba

Outro elemento notório na composição da casa é o conjunto de blocos de vidro dispostos em diferentes arranjos, solucionando questões de privacidade e controle na passagem de luz contida através da superfície translúcida do material. O sistema estrutural adotado foi em concreto armado, tradicional e comum na região. A coordenação modular foi seguida à risca e norteou a concepção arquitetônica seguindo um raciocínio estrutural, cuja estrutura expressa uma relação franca e direta com partido formal edificado. A Casa M16 transmite para quem a vive, a sensação de acolhimento. Seja pela mínima decoração afetiva ou pelo toque regional de uma linguagem arquitetônica genuinamente simples e honesta.

Maquete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa M16 / NEBR arquitetura" 19 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903983/casa-m16-nebr-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.