Residência Coroco 5 / Taller de Arquitectura Miguel Montor

Residência Coroco 5 / Taller de Arquitectura Miguel Montor - Mais Imagens+ 33

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Taller de Arquitectura Miguel Montor; Taller de Arquitectura Miguel Montor
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Onnis Luque
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Helvex, LAMOSA, MSD, Pisos y Tabiques Extruidos, Santa Julia, URREA
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após vários anos localizados no bairro San Angél, ao sul da Cidade do México, e depois dos nossos primeiros seis anos como escritório independente, aparece a oportunidade de mudar a localização da nossa empresa. Nossas necessidades de espaço e região começaram a ser diferentes: começamos como um estúdio quase pessoal e nos transformamos, pouco a pouco, em um espaço coletivo, onde uma equipe de vários arquitetos forma parte fundamental do nosso trabalho cotidiano. 

© Onnis Luque
Isométrica
© Onnis Luque
© Onnis Luque

Nos demos a tarefa de procurar um novo terreno que estivesse ao sul da Cidade, onde sempre nos identificamos e lugar ao qual temos grande carinho e apego; um local que mantivesse uma estreita relação com o entorno vegetal, que estivesse rodeado por parques e que, ao mesmo tempo, não se afastasse tanto das principais conexões de transporte. Assim, chegamos ao bairro de San Diego Churubusco, localizado muito próximo do centro de Coyoacán, entre três das principais artérias da nossa Cidade e a poucas quadras do parque Xicoténcatl. 

© Onnis Luque

O lugar escolhido foi uma pequena casa com um antigo ateliê de carpintaria, situada em um dos extremos de uma rua típica desta região. A falta de manutenção do imóvel durante os últimos anos havia deixado a pequena casa em estado de quase abandono. 

© Onnis Luque

Transformar, resgatar e reciclar foram os principais temas para criar o nosso novo espaço de trabalho, fazendo com que aquela essência de casa e ateliê não fosse perdida. Contávamos com essa atmosfera de casa-estúdio que nos parecia interessante e que, misturada com nossa ideia de escritório de arquitetura, gerava uma espécie de laboratório, um lugar onde experimentar materiais, detalhes, texturas e ambientes criando, no nosso dia-a-dia, momentos sugestivos para a reflexão e exercício do nosso entender construtivo-espacial. 

Corte 01

O projeto conta com 145 m2 distribuídos em 4 níveis: recepção e showroom no térreo, dois níveis de áreas de trabalho e um terraço onde foi localizada uma pequena sala de reuniões e uma privada, estas duas últimas separadas por um pequeno terraço, onde a parte vegetal se faz muito presente. 

© Onnis Luque

A escada foi um espaço trabalhado de forma muito interessante, já que conservou-se sua morfologia, simplesmente corrimões varandas e alguns detalhes de alvenaria, limpando o espaço e unicamente adicionando um corrimão leve de aço cru que acentua o vazio e percorre os quatro níveis. 

© Onnis Luque

A materialidade do projeto foi ditada totalmente pelo uso e história do lugar: uma costura entre o passado e presente que forma um discurso honesto, sutil e simples. Selecionamos a madeira e paredes rebocadas como personagens principais, deixando que a história da antiga marcenaria permanecesse no ambiente, contrastando-a com um reboco escuro sobre todas as paredes e criando um perfeito pano de fundo que faz com que os tons da madeira captem toda a atenção, além de permitir que as maquetes roubem todos os olhares. 

© Onnis Luque

A meta foi criar um estúdio e escritório de arquitetura onde a sensação de experimentação estivesse sempre presente, assim como a essência daquela casa onde o cotidiano tinha lugar, fazendo com que o espírito da antiga marcenaria permanecesse neste novo espaço de trabalho integrando-se como um renovado e simples membro a mais da rua. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Coroco 5 / Taller de Arquitectura Miguel Montor" [Casa Coroco 5 / Taller de Arquitectura Miguel Montor] 16 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903962/residencia-coroco-5-taller-de-arquitectura-miguel-montor> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.