Haus am See 2 / mvm+starke architekten

Haus am See 2 / mvm+starke architekten - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: mvm+starke architekten; mvm+starke architekten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  107
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bernd Nörig
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berg&Berg Parkett, Bröcking Fenster, FSB Franz Schneider Brakel, KEIM, Nuprotec
© Bernd Nörig

Descrição enviada pela equipe de projeto. As vistas para o Lago Heimbach e para a reserva natural Meuchelberg, além da floresta e da topografia íngreme mais a norte, foram elementos importantes para se levar em conta no projeto desta casa de veraneio. Em um primeiro momento, era de se supor que a casa, e seus moradores, se beneficiariam muito pouco do sol, por conta de questões geográficas. Porém, com um olhar mais atento, foi possível entender que especialmente no inverno e nos período de transição, o sol encontra a montanha passando pelas árvores, característica essencial na tomada de decisão no projeto. 

© Bernd Nörig

Para um observador desatento, a casa está implantada ao contrário, já que a fachada mais alta e com grandes aberturas não está de frente para o lago. Esta escolha, porém, se dá por que os arquitetos queriam capturar essa iluminação que vem do sol sendo filtrado pelas árvores. Dessa forma, para que toda a área de estar se beneficie desta iluminação há muita transparência, o que dá uma impressão de que a casa é um único ambiente. Outro aspecto positivo é que ambas as qualidades do entorno, a floresta e o lago, podem ser desfrutadas dos dormitórios. A inclinação e a forma de funil ajudam a organizar o interior. O piso térreo é estruturado a partir de uma diferença de nível que ajuda a separar em duas áreas, o espaço de cozinha e refeições e o espaço de hóspedes e escritório. Os programas voltados aos residentes se concentram no piso superior, que é acessado a partir de uma escada com uma vista inesperada da floresta. Neste pavimento há uma sala de banho, além do banheiro, enquanto a conexão visual entre esses dois espaços se dá a partir de uma parede de vidro. 

© Bernd Nörig

O projeto é resultado direto de seu terreno íngreme e do interesse nas vistas do entorno: um edifício que se comporta como um túnel, um corredor que conecta duas impressões ao mesmo tempo. Se manifesta na aparência exterior através do revestimento de larício no telhado e os elementos de vidro de madeira claramente separados nas fachadas. A entrada e as duas janelas para o leste e oeste quebram os princípios das vistas e da orientação básica do edifício. A iluminação, quando adentra a casa, faz dessas aberturas elementos essenciais e o questionamento sobre sua implantação é solucionado.

Planta - Térreo
© Bernd Nörig
Corte A
© Bernd Nörig
Planta - 1º Pavimento

A estrutura do piso e das paredes externas são de concreto. O telhado, o teto do térreo, as janelas, as escadas e os pisos são revestidos em madeira. O edifício é ventilado naturalmente e aquecido pelo piso. Uma caldeira é instalada para aquecimento e fornecimento de água quente. Além disso, o piso térreo pode ser aquecido com uma lareira. O abastecimento de água potável é assegurado por um poço de 60m de profundidade.

© Bernd Nörig

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Nacional Eifel, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Haus am See 2 / mvm+starke architekten" [Haus am See 2 / mvm+starke architekten] 15 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903890/haus-am-see-2-mvm-plus-starke-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.