Residência para um criador de cavalos / Diego Baraona

Residência para um criador de cavalos / Diego Baraona - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Diego Baraona; Diego Baraona
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  905
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erieta Attali
© Erieta Attali

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto procurava desenvolver uma edificação que conseguisse relacionar a criação de cavalos e o reconhecimento do lugar. 

© Erieta Attali

Basicamente, essa é uma residência para um criador de cavalos, não um estábulo, por isso o programa estabelecido responde de uma maneira distinta e menos prática que um estábulo comum. Para isso foi necessário o desmembramento de um programa clássico reinterpretando e adicionando novos usos, escalas e fluxos. 

Axonométrica

Todos os fluxos, percursos, áreas de bebedouros, etc. buscam estar mais afastados uns dos outros para que exista um caminho na função diária da criação e assim essa rotina funcional passe a ser um exercício estético. O desenho não divide as funções mas as conecta. Os fluxos, que poderiam parecer aleatórios, não o são, estão desenhados de tal maneira para criar esse deslocamento estético e assim função e plasticidade dialogam criando uma interconexão. 

© Erieta Attali
© Erieta Attali

São trabalhadas duas escalas, a humana e a do animal, que mudam em altura e materialidade e que estão conectadas para serem sempre partes do mesmo. Desenvolve-se, então, um trabalho de escalas onde aparecem três tipos (além das duas citadas anteriormente, existe a escala intermediária). Essa conexão permite que o projeto se desenvolva de tal maneira que se entenda o usuário não somente como o humano, mas também o animal.

© Erieta Attali
Detalhe 01
© Erieta Attali

O desenho não é apenas um desenvolvimento formal, ele vai mais além, procura relacionar função com habitabilidade para criar assim uma moradia específica, que é determinada pela materialidade. Os materiais escolhidos assumem, em toda a arquitetura, um papel fundamental, determinando a atmosfera que será criada no espaço.

© Erieta Attali
© Erieta Attali
© Erieta Attali
© Erieta Attali

No caso deste projeto, a materialidade escolhida tem muito em comum com a região em que a edificação está inserida, a luz que ela recebe e o programa que procura abrigar. Desta forma, as decisões tomadas para sua implementação estão estritamente relacionadas a nova funcionalidade deste projeto. Desde as transparências quase absolutas das redes até a luz fraccionada através das vigas, tornando a função cotidiana dentro da edificação quase cenográfica. 

© Erieta Attali

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para um criador de cavalos / Diego Baraona" [Casa para un criador de caballos / Diego Baraona] 14 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903885/residencia-para-um-criador-de-cavalos-diego-baraona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.