Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Índia
  5. DADA Partners
  6. 2018
  7. Residência Pomar / DADA Partners

Residência Pomar / DADA Partners

  • 11:00 - 14 Outubro, 2018
  • Curadoria de Fernanda Castro
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Pomar / DADA Partners
Residência Pomar / DADA Partners, © Ranjan Sharma / Lightzone India
© Ranjan Sharma / Lightzone India

© Ranjan Sharma / Lightzone India © Ranjan Sharma / Lightzone India © Ranjan Sharma / Lightzone India © Ranjan Sharma / Lightzone India + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Nova Deli, Índia
  • Arquitetos Responsáveis

    Mukul Arora
  • Equipe de Projeto

    Nivedita Saigal e Saurabh Sayal
  • Paisagismo

    Parul Mittal
  • Estrutura

    P.Arora & Associates
  • Construtora

    Bharat Sawney
  • Área

    930 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Ranjan Sharma / Lightzone India
© Ranjan Sharma / Lightzone India

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em uma densa floresta de árvores de manga, o projeto reflete a dicotomia de respeitar o território pertencente aos troncos das árvores e sua folhagem ao inscrever o seu próprio ritmo no terreno plano. Enquanto a propriedade possui quase um acre em tamanho, a edificação está firmemente assentada na parte sudoeste para satisfazer a regulamentação e preservar o restante do pomar como um verde permanente. Dentro desse terreno, o aglomerado aparentemente esporádico de mangueiras define a localização das múltiplas áreas abertas interconectadas que eventualmente atuariam como um receptáculo para as árvores. A face norte da casa é estranhamente escavada e é definida pelos três pátios abertos. O caminho de entrada ou de chegada ocupa o espaço central, o pátio arborizado a oeste e piscina ao leste.

© Ranjan Sharma / Lightzone India
© Ranjan Sharma / Lightzone India

Uma série de paredes revestidas de pedra é usada como uma ferramenta de design não só para definir espacialmente os três pátios, mas também para se envolver diretamente com a edificação. Revestidas com arenito cinza e áspero de Kurnoor, as paredes monocromáticas estão logo abaixo do nível da copa das árvores e agem como um cenário sombrio para os troncos escuros e sinuosos. Vistas a partir dos pátios abertos, estas paredes eludem qualquer entendimento claro da escala ou extensão da edificação.

© Ranjan Sharma / Lightzone India
© Ranjan Sharma / Lightzone India

Talvez seu significado principal seja o estabelecimento de vários limites para os visitantes. O principal muro leste-oeste, juntamente com outro apenas ao sul, ambos pontuados no centro, são emparelhados para criar um labirinto estreito, oferecendo um vislumbre (e acesso) à piscina e pátio em ambas as extremidades. Quando se atravessa a segunda parede encontra-se um pórtico de entrada intimista, com a porta da frente da residência. O saguão de entrada possibilita vistas, sem interrupções, das árvores. Uma galeria com pilares conecta-se à sala de estar e, em seguida, direciona à sala da família no centro da casa. Duas suítes estão localizadas no bloco mais privado a oeste do pátio central. Situada dentro do bloco central, uma escada linear chega até um espaço iluminado pela luz solar com pé-direito duplo e pousa no salão familiar superior com vista para a copa das árvores.

Planta
Planta

Em ambos os lados do bloco central estão as suítes, cada uma com vistas emolduradas do terreno ajardinado.

© Ranjan Sharma / Lightzone India
© Ranjan Sharma / Lightzone India

Os dois dormitórios voltados para o norte terminam em terraços que parecem ser projetados para fora na paisagem. Estes são, então, feitos com elegantes painéis de madeira que proporcionam sensação de privacidade e ajudam a filtrar o sol do verão. Uma consistente tectônica de aço, madeira, vidro e pedra, junto com paredes de cor cinzenta, faz com que a residência pareça estar aninhada dentro dos troncos e folhas do pomar.

© Ranjan Sharma / Lightzone India
© Ranjan Sharma / Lightzone India

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Residência Pomar / DADA Partners" [Orchard House / DADA Partners] 14 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903852/residencia-pomar-dada-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.