Escola South Harbor / JJW Arkitekter

Escola South Harbor / JJW Arkitekter

© Torben Eskerod© Torben Eskerod© Torben Eskerod© Torben Eskerod+ 23

  • Arquitetos: JJW Arkitekter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo Fotografias:  Torben Eskerod, JJW Arkitekter
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Forbo Flooring Systems, Hi-Con, Krone, Moelven, Skandi-Bo
  • Engenheiro:NIRAS
  • Paisagista:JJW Landscape / PK3 Landskab
  • Consultor De Esportes:Keinicke & Overgaard Arkitekter
  • Construtoras:B. Nygaard Sørensen A/S / G.V.L. ENTREPRISE A/S / Lindpro / Jakon A/S
  • Gestor Da Construção:Friis Andersen Arkitekter
  • Projeto Artístico:Peter Holst Henckel
  • Cidade:København
  • País:Dinamarca
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© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

Descrição enviada pela equipe de projeto. O JJW Architects em seu projeto da Escola South Harbor, na Dinamarca, convida a cidade para dentro da escola, conectando esses dois contextos ao mesmo tempo que usa sua localização costeira para ter a água como um ambiente de aprendizagem. Ao mesmo tempo, uma variedade de espaços criam diferentes escalas de interação e oportunidades de convívio para os estudantes. A escola foi premiada diversas vezes, incluindo o WAN Education Award de 2016. 

© JJW Arkitekter
© JJW Arkitekter

Quando o JJW Architects ganhou o concurso esta antiga parte da costa estava em processo de desenvolvimento para se tornar uma nova área de uso misto. A área porém não tinha ainda um elemento que expressasse sua identidade. A competição, portanto, abordou essa questão em seu briefing apontando que o projeto ganhador deveria visualizar a escola não somente como espaço de ensino, mas também como um lugar de aproximação social e cultural na cidade. 

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

A escola foi projetada seguindo a hierarquia natural entre espaços públicos, semi-públicos e privativos, de forma que as áreas externas são projetadas para serem usadas como lugares adicionais às salas de aula, espaços de aprendizado. 

© Torben Eskerod
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Para criar uma troca entre a escola, o bairro e a costa, o térreo emprega uma combinação entre pátio escolar e praça pública. Uma escadaria conecta a escola com a costa, e é usada também como espaço extraclasse para atividades educacionais, espaço de recreação para os estudantes e um lugar de vida pública para os cidadãos de Copenhague.  

Planta  - 1:1000
Planta - 1:1000

A escola é dividida pela faixa etária dos estudantes, os mais novos ficam nos níveis mais baixos, e os mais velhos estudam nos pavimentos superiores. A planta foi pensada tanto como uma separadora da faixa etária, quanto como integradora das faixas etárias, a depender da necessidade. Dessa forma, os espaços internos e externos levam em consideração o que as crianças em estágios diferentes têm condições de lidar, e o que faz delas se sentirem confortáveis. Para proporcionar um espaço seguro para os mais jovens, as salas de aula são menores e têm sua própria área de estar. As crianças mais velhas dividem espaços de estar maiores, integrando idades diferentes em dois pavimentos onde as crianças fazem parte de uma comunidade maior. 

© Torben Eskerod
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O edifício é caracterizado por uma fachada viva, que cria uma variação interna, mas também sustenta o caráter educacional do edifício. Os arquitetos escolheram por um material mais comum na fachada, painéis de lã mineral comprimida pré-fabricada. 

Diagrama - Sustentabilidade
Diagrama - Sustentabilidade

A fachada vibrante age como um inteligente e eficiente envelope. Aberturas automáticas controlam o resfriamento durante a noite, janelas redutoras de ruídos permitem ventilação natural e telas nas fachadas servem tanto como protetoras solares quanto massa térmica nas estações mais frias.  A fachada mais externa é feita 100% de alumínio reciclado. Os elementos fazem com que a impressão da fachada mude de acordo com a posição do visitante. 

© Torben Eskerod
© Torben Eskerod

A escola segue os parâmetros do DGNB-approach, que foca na sustentabilidade técnica, econômica e social. O uso do edifício após o horário letivo permite o aspecto sustentável, como por exemplo as áreas externas que servem tanto como pátio para as crianças da escola quanto para ser um parque público. 

© Torben Eskerod
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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Støberigade, 2450 København, Dinamarca

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola South Harbor / JJW Arkitekter" [South Harbor School / JJW Arkitekter] 12 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903545/escola-south-harbor-jjw-arkitekter> ISSN 0719-8906

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