Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura

Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaTapí Tapioca / Tadu Arquitetura - IluminaçãoTapí Tapioca / Tadu Arquitetura - PrateleiraTapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Mesa, Prateleira, CadeiraTapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Mais Imagens+ 14

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Tadu Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nathalie Ventura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Conceitos Marcenaria, Eilane, Laminex, Marcondes Coimbra, Roca, Suvinil
  • Autores: João Duayer, Thiago Tavares
  • Equipe: Alice Varella Tepedino, Nathalie Ventura, Fred Gomes, Clarissa Paes
  • Construtora: FF Arquitetura
  • Marcenaria: Conceitos Marcenaria
  • Engenheiro Elétrico: Paulo Márcio Engenharia
  • Equipamentos Cozinha: Maqcem Equipamentos e Peças Comerciais
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Nathalie Ventura

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Tapí, que iniciou suas operações com um foodtruck, migrou para a loja física com o desafio de planejar a combinação entre regionalismo (norte/nordeste) com aspectos cosmopolitas de uma marca jovem e sofisticada. O cliente desejava um projeto de baixo custo, que pudesse estar inserido no universo carioca sem deixar de lado artifícios da origem de sua matéria prima – a tapioca. A pesquisa procurou levar em consideração cores, texturas, grafias - desde a maneira de preparo do alimento até traços estéticos marcantes da região.

Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Imagem 10 de 19
Plantas

Definimos uma base clara e neutra para a loja. Tons de areia, madeira e palha. A partir dessa organização, todos os elementos da loja tiveram papel fundamental na experiência de quem a visita. Marcenaria com encaixes simples realçam a sensação do “feito à mão”. Elementos da logo foram impressos em parte dos azulejos das paredes. Tiramos partido dos cestos garimpados em Belém do Pará e os usamos como luminárias. A porta bipartida, típica do Norte/Nordeste, junto com a composição das esquadrias da fachada, levam o espectador a uma viagem pelo Brasil. O balcão recebeu uma grafia em cobre inspirada em gravuras indígenas presentes no branding da marca.

Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Prateleira, Mesa, Cadeira, Viga
© Nathalie Ventura

Assim como em muitos de nossos projetos, utilizamos mecanismos criativos para solucionar a ocupação de espaços e tradução de branding em ambientes de varejo, sem que o custo das intervenções inviabilize, por exemplo, que jovens marcas tenham um espaço físico para trabalhar/vender seus produtos. Diante do custo elevado dos alugueis comerciais nos grandes centros urbanos, inovar é permitir que existam projetos adequados ao baixo custo construtivo, sem prejuízo estético/funcional. O projeto foi concebido para que possa ser transformado em uma rede de franquias no futuro.

Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Mesa, Cadeira, Viga
© Nathalie Ventura

Desta maneira, todos os artifícios - letreiro, estante, revestimentos, etc - deveriam ser facilmente replicados independente do espaço físico. O somatório transparece de maneira clara a fusão entre o universo cosmopolita de jovens empreendedores e o cuidado do regionalismo brasileiro. A premissa pelo baixo custo das intervenções tem sido cada vez mais decisivo na hora de projetar. Acreditamos ser possível inovar, surpreender e melhorar a qualidade dos estabelecimentos comerciais das nossas cidades através do olhar criterioso e criativo, utilizando o investimento financeiro disponível pelo cliente, seja ele qual for.

Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura - Iluminação
© Nathalie Ventura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Rio Branco, 151 – Centro, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Tapí Tapioca / Tadu Arquitetura" 14 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903425/tapi-tapioca-tavares-duayer-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.