CUBE / KAAN Architecten

CUBE / KAAN Architecten - Mais Imagens+ 46

  • Construtora: VORM Bouw, Papendrecht (Holanda)
  • Coordenação Do Projeto: VORM Ontwikkeling, Papendrecht (Holanda)
  • Assessoria De Construção: Pieters Bouwtechniek, Delft (Holanda)
  • Assessoria De Instalações: J. van Toorenburg Installatieadviseur, The Hague (Holanda)
  • Hidráulica: A. de Jong Installatietechniek, Schiedam (Holanda)
  • Elétrica: Steegman Elektrotechniek, The Hague (Holanda)
  • Acústica E Prevenção De Incêndio: Buro Bouwfysica, Capelle aan den IJssel (Holanda)
  • Sustentabilidade: ABT, Velp (Holanda)
  • Fiscalização: OPPS, Utrecht (Holanda)
  • Paisagismo: MTD Landschapsarchitecten, ’s-Hertogenbosch (Holanda)
  • Cliente: Tilburg University
  • Autores: Kees Kaan, Vincent Panhuysen, Dikkie Scipio
  • Equipe De Projeto: Allard Assies, Dennis Bruijn, Timo Cardol, Sebastian van Damme, Michael Geensen, Alejandro Gonzáles Pérez, Marlon Jonkers, Rense Kerkvliet, Martina Margini, Kevin Park, Roland Reemaa, Maria Stamati, Yiannis Tsoskounoglou, Noëmi Vos, Yang Zhang
  • Hvac Installations, Water And Plumbing Installations And Fire Protection Installations: A. de Jong Installatietechniek, Schiedam (Holanda)
  • Cidade: Tilburg
Mais informaçõesMenos informações
© Sebastian van Damme

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na zona noroeste do campus e configurado por uma planta ortogonal, a construção de 11.000 metros quadrados serve todas as faculdades e está em constante uso pelos cerca de 2200 estudantes e palestrantes que cruzam seus espaços diariamente. CUBE está ancorado à paisagem por trechos pavimentados que guiam os usuários aos respectivos acessos nas laterais da fachada sul. Trata-se de um espaço para o estudo recluso que atua como um portal em direção ao bosque.

© Sebastian van Damme

Mais que qualquer outro bloco no campus, o novo Centro educacional e de auto-estudos é um edifício concebido para os estudantes: aberto e generoso, elegante e robusto. As decisões projetuais consideraram não somente os  utilizadores atuais mas também as futuras gerações e possíveis expansões da Universidade.

© Simone Bossi

Para assegurar um edifício aberto e permeável e evitar qualquer senso de amontoamento, o núcleo do CUBE é definido por uma ampla praça de estudos flanqueada por um auditório transparente e dois pátios. Em todos as faces, o edifício apresenta um layout homogêneo sem a presença de fachadas cegas ou senso de fundo. A transição entre fachada e invólucro verde ocorre quase ininterruptamente.

© Simone Bossi

O térreo é convidativo e evoca o senso de um autêntico espaço público graças ao pé direito generoso servido de luz natural que adentra o interior do CUBE. Constitui um único e contínuo domínio servido de áreas abertas para estudo, espaços de circulação, áreas de estar e de refeições. Uma elegante escada helicoidal em branco confere serenidade ao edifício.

© Sebastian van Damme

O auditório entre planos de vidro é parte deste arranjo dinâmico. Além disso, ao longo dos pátios verdes estão dispostas zonas recuadas para estudo independente com pé direito reduzido propícias para atividades de maior concentração. Em ambos os pavimentos, todas as salas de aula estão orientadas para as faces Oeste, Norte e Leste reforçando o carácter ortogonal do CUBE.

© Sebastian van Damme

Dispostas de forma simétrica sobre a planta, quatro escadarias abertas, incluindo a principal, ligam a praça interna ao primeiro pavimento. Com excessão da escada em espiral, todas as outras são escuras produzindo uma temática que se replica por toda a edificação. Todas as áreas públicas têm piso em concreto polido e forros em metal expandido na cor cinza.

© Simone Bossi

O mobiliário é caracterizado por longas mesas de estudo em madeira, bancos confortáveis e poltronas de estar.

© Simone Bossi

O auditório possui um interior quente e monotom. Pisos, paredes e forros são em tons correspondentes – tons de cinza quente criam uma experiência espacial unificada, apropriada para a diversidade de eventos que ali tomam forma.

© Simone Bossi

Agora inaugurada para os estudantes, a rotina vívida e agitada do CUBE reforça a discreta e equilibrada expressão almejada pelo KAAN Architecten alcançada através de um processo projetual claro e aberto que fielmente reflete a identidade do edifício.

Planta 1
Corte

O Centro Educacional e de auto-estudos da Universidade de Tilburg é o mais recente projeto dedicado à pesquisa e ao ensino superior concluído este ano pelo escritório Holandês. Esta abordagem contemporânea a edifícios públicos com ênfase em espaços que reforçam a coletividade e livre intercâmbio de idéias é um princípio intrínseco também nos recém concluídos campus da Universidade Anhembi Morumbi em Piracicaba e São José dos Campos no Brasil, no Institut des Sciences Moléculaires d’Orsay na França assim como no premiado Education Center Erasmus MC em Rotterdam.

© Simone Bossi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campus Tilburg University, Tilburg, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "CUBE / KAAN Architecten" [CUBE / KAAN Architecten] 29 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902932/cube-kaan-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.