Casa Clube Altozano / BUDIC

Casa Clube Altozano / BUDIC  - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: BUDIC; BUDIC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6910
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Durock, Interceramic, Losacero y Concreto
  • Construção: Grupo Altozano
  • Engenharia Estrutural: Trebotti
  • Engenharia De Instalações: PGI Engineering
  • Iluminação: Artec3
  • Diretor Do Projeto: Fernando Pérez Vera
  • Arquiteto Do Projeto: Luis Ramírez Villaseca
  • Equipe: Brian Slocum, Octavio Cabrera, Isaac Zamora, Marta Kopec, Edgar Benítez, Cesar Silva, Sandra Rougon, Ariadna López, Nadia Figueroa, Natalia Cervantes
  • Desenvolvimento: Grupo Altozano
  • Cidade: Gomez Palacio
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao desenvolver seu primeiro empreendimento no norte do país, o Grupo Altozano desejava criar um edifício que marcasse presença na região de La Laguna. Com a influência de sua situação de entorno (às margens do Rio Nazas, no limite de dois estados e duas cidades) o projeto foi concebido como uma fronteira suave, habitável e social. Uma geometria que serpenteia e emerge como parte de um terreno gerando um teto habitável em rampa que desemboca em um terraço com vistas para o rio. 

© Jaime Navarro
Planta - Térreo
© Jaime Navarro

O edifício se curva respondendo à orientação adequada e aos ventos predominantes para receber espaços de encontro que sejam frescos, dadas as condições climáticas locais. O programa de arquitetura foi distribuído em dois pavimentos acessados a partir do grande espaço contínuo de entrada com pé-direito duplo, protegido por pérgolas e árvores em seu interior com vistas aos lagos vizinhos ao edifício na parte sul.

© Jaime Navarro
Planta - Primeiro Pavimento
© Jaime Navarro

A partir desse grande espaço arborizado se acessa as áreas administrativa e de vendas, assim como a piscina coberta. Da mesma forma, um eixo de circulação atravessa o espaço para conecta-lo à área de piscinas externas na parte sul, e as quadras esportivas no norte. Os salões de eventos foram pensados como uma unidade de programa independente, com seu próprio acesso, com a chegada sob um grande vão de 13 metros que atua como uma grande marquise de entrada e terraço de eventos. As áreas de serviço estão localizadas na parte mais fina do corpo do edifício, na parte leste. 

© Jaime Navarro
Corte
© Jaime Navarro

O pavimento superior é acessado através de um elevador ou de escadas que se conectam em cada um dos extremos do corredor, com vistas para o pé-direito duplo do hall de entrada. Esse corredor vincula a área de vestiários à área esportiva. A área dos vestiários e banheiros tem acesso a um terraço em balanço ao norte que funciona como uma área de relaxamento. Na ponta oeste do edifício está o ginásio, com um grande vão, assim como os salões multiuso.

© Jaime Navarro

A fachada do projeto foi revestida com ardósia espanhola em peças de 23 x 32 centímetros. Estas peças atuam como as escamas de uma cobra, absorvendo as superfícies com curvatura dupla, o que da volume ao edifício. Ao ser uma fachada ventilada, tais peças atuam como isolante da temperatura ao interior do edifício. A fachada norte se curva para o leste e tem uma grande abertura que demarca o acesso principal ao edifício, enquanto a fachada sul tem um grande arco com pérgolas que protegem o edifício na parte sul.

© Jaime Navarro
Corte Perspectivado
Corte Aproximado
© Jaime Navarro

Concluindo, o projeto foi feito com o objetivo de gerar um edifício icônico que incentivasse a interação social. A generosidade de seus espaços sociais arborizados cria ambientes frescos e confortáveis. A pele do edifício atua como uma camada protetora perfeitamente integrada à ideia volumétrica de uma fronteira suave.

© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gomez Palacio, Durango, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Clube Altozano / BUDIC " [Casa Club Altozano la nueva laguna / BUDIC ] 28 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902764/casa-clube-altozano-budic> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.