Colégio de Cultura e Difusão Artística de La Unión / Crisosto Smith Arquitectos

Colégio de Cultura e Difusão Artística de La Unión / Crisosto Smith Arquitectos - Mais Imagens+ 29

La Unión, Chile
  • Arquitetos: Crisosto Smith Arquitectos; Crisosto Smith Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5368
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pablo Blanco
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, GLASSTECH, Instapanel, MK
  • Cliente: Gobierno Regional de Los Ríos
  • Unidade Técnica: Dirección Regional de Arquitectura
  • Arquitetos Autores: Andrés Crisosto, Daniel Arestizabal, Gonzalo Díaz, Christian Quiñones
  • Arquitetos Colaboradores: Daniel Arestizabal Guevara, Gonzalo Diaz López, Christian Quiñones Riquelme
  • Engenharia Civil: Jorge Marambio Chávez
  • Cidade: La Unión
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto foi vencedor de um concurso de anteprojeto convocado pela Direção de Arquitetura, Região Los Rios, localizada na região sul do Chile. Trata-se de uma área do país muito fértil, produto das chuvas e do clima temperado. O requerimento consistia em uma escola de difusão artística com um programa de 5.300 m2, localizado em um terreno de esquina de 100x100 metros, em um setor de expansão urbana da cidade de La Unión, Província Ranco.

© Pablo Blanco
Planta baixa - 1° pavimento
© Pablo Blanco

Propõe-se um desenho que fortalece a vida interior do estabelecimento por meio de um único pátio livre que serve como espaço articulador das diferentes partes do programa arquitetônico. Nesse sentido, os volumes são dispostos em dois níveis, como um claustro e geram uma condição de proteção da vivência interior. As circulações perimetrais são vinculadas com o espaço exterior trazendo a relação com a comunidade por meio da entrada principal. Nesse sentido, o auditório está localizado no acesso principal para permitir o seu uso em atividades extras programáticas destinadas aos vizinhos. 

© Pablo Blanco

Um volume compacto em "C", acompanhado do ginásio, conforma o pátio principal com caráter lúdico e recreativo. O programa está organizado dispondo os principais recintos de uso comum como auditório, refeitório e serviços no primeiro nível e salas de aula especiais no segundo nível, no volume leste. Isso determina uma acessibilidade fluída e direta tanto para alunos de Ensino Básico, Médio, Pré-básico e Administração. São articuladas 4 circulações verticais nos pontos de intersecção das horizontais. 

© Pablo Blanco

O acesso é feito na articulação das áreas de administração e auditório, em um hall de pé-direito duplo com duas funções: acesso ao colégio e foyer do auditório. As salas de aula da pré-escola, básica e média são dispostas para desfrutarem da iluminação norte, as salas de aula especiais são dispostas com iluminação leste e, em consequência, as circulações estão ao sul. São privilegiados os ganhos térmicos nos ambientes com maior intensidade de uso e diminuídas as demandas térmicas de sistemas climáticos ativos. 

© Pablo Blanco

O sistema construtivo está baseado na estrutura principal de pilares, vigas e lajes de concreto armado com parte interna em alvenaria. As construções tradicionais são em madeira, razão pela qual emprega-se o fibrocimento também.

© Pablo Blanco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Padre Hurtado 570, La Unión, Região los Ríos, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio de Cultura e Difusão Artística de La Unión / Crisosto Smith Arquitectos" [Colegio de Cultura y Difusión Artística de la Unión / Crisosto Smith Arquitectos] 27 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902704/colegio-de-cultura-e-difusao-artistica-de-la-union-crisosto-smith-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.