Residência MENARI / Ecostudio Architects

Residência MENARI / Ecostudio Architects - Mais Imagens+ 6

Alajuela, Costa Rica
  • Arquitetos: Ecostudio Architects; Ecostudio Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  350
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Anny Leiva
  • Desenhista Colaborador : David Rojas
  • Engenheiros Estruturais : Juan Carlos Sotela, Melania Meseguer
  • Clientes: Julio and Gigi Menari
  • Arquitetos Responsáveis: Ana Ulloa, Roberto Rivera
  • Cidade: Alajuela
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Anny Leiva

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma pausa dentro da cidade, está a residência Menari, a qual pretende ser um respiro para seus habitantes. 

Tal projeto é gestionado sob uma série de requerimentos segundo os alinhamentos dados pelo cliente em relação ao manejo de privacidade no contexto imediato, razão pela qual a morfologia responde à essa intenção. Por isso, a própria residência se torna um amplo pátio interno, projetando-se ao contexto por meio de uma plástica diáfana, caracterizada por volumes puros, sólidos em sua maioria, que estabelecem um jogo de cheios e vazios por meio das perfurações, tendo sempre jardins como arremate visual dos diferentes espaços. 

© Anny Leiva

Sua expressão volumétrica torna-se imponente em um contexto plano, com uma sobreposição geométrica entre uma superfície trapezoidal e um retângulo onde busca-se a interação da sua materialidade simples, caracterizada pelo uso do concreto aparente, vidro e aço. 

Planta - primeiro nível
Planta - segundo nível

O projeto está localizado em um clima quente, o que implica levar em conta considerações em termos de estratégias passivas para gerar o estado de conforto térmico necessário. Por isso são estabelecidos alinhamentos bioclimáticos que vão desde a orientação da moradia, protegida nos pontos de maior exposição solar, além da utilização de ventilação cruzada e iluminação natural para todos os ambientes. Também é caracterizada por possuir grandes alturas e amplos beirais, assim como a adequada escolha dos materiais para impedir o aquecimento interno. 

© Anny Leiva

A nível espacial, cria-se um jogo de pés-direitos duplos, onde provoca-se uma íntima relação entre o exterior e o interior, de modo que sua materialidade neutra permite que sejam destacados os elementos como pisos da área social em mosaico de diferentes cores posicionados com um padrão particular, assim como o piso de madeira azul para as áreas privativas da casa, entre outras particularidades. 

© Anny Leiva

Outro diferencial são os amplos terraços que perfuram os sólidos volumes, estreitando a relação visual entre níveis, esfumaçando os limites entre o interno e o externo para que assim todos os espaços desfrutem das vistas naturais nas quais está imersa a residência. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência MENARI / Ecostudio Architects" [Residencia MENARI / Ecostudio Architects] 25 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902613/residencia-menari-ecostudio-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.