Escritório "Cortina de Tijolos" / Firki Studio

Escritório "Cortina de Tijolos" / Firki Studio

Cortesia de Firki StudioCortesia de Firki StudioCortesia de Firki StudioCortesia de Firki Studio+ 33

  • Arquitetos: Firki Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Jindal Mechno Bricks
Cortesia de Firki Studio
Cortesia de Firki Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse edifício, conhecido como "cortina de tijolo", é uma pequena edificação em Karnal, cidade no estado de Haryana, Índia. O escritório precisou ser remanejado de uma rua comercial muito concorrida a uma área residencial sem grande caráter arquitetônico. A intervenção deveria ser sutil porém audaz em sua identidade. O espaço do escritório deveria ser construído como um anexo à residência, para uma família de contadores públicos. O espaço utilizado foi um terraço de 75 m2 no segundo nível e um pequeno terreno que era um jardim, no primeiro. A residência, que era um terreno em esquina, permitia duas entradas independentes, uma para a residência e outra para o escritório. A nova estrutura deveria abrigar três cabines de escritórios, um espaço de trabalho para oito a dez funcionários e uma sala de espera.

Cortesia de Firki Studio
Cortesia de Firki Studio

O terreno, por estar restringido às medidas  3.5 x 20 metros, não permitiu muitas possibilidades em termos de zoneamento e desenho das funções de escritório. O informe requeria que o espaço de trabalho e as cabines de escritórios estivessem próximos e, como resultado, essas funções foram acomodadas no segundo pavimento, enquanto no térreo localizou-se a sala de espera. Entre o edifício vizinho e a casa existente, esse espaço atrai luz natural e ventilação desde uma claraboia, além das aberturas frontais e posteriores. Um ambiente de pé-direito duplo convertido em um pequeno jardim junto a sala de espera marca a entrada ao escritório, o que resulta em uma agradável surpresa. Este pátio remete ao jardim original. O espaço de transição de pé-direito duplo estende visualmente o pátio ao céu, melhorando a relação exterior-interior. O escritório é acentuado graças à uma paleta de cores claras e um mobiliário simples, assumindo composições de luzes e sombras para criar um lugar de trabalho aconchegante e moderno. 

Isométrica
Isométrica

Diferentemente dos espaços interiores, o exterior é terroso e robusto em sua estética. Uma fachada de 3.5 x 7.5 metros no lado oeste é a única interface que o escritório tem com a rua, enquanto uma pequena parte no lado norte interage com o jardim da casa existente. O movimento do usuário que "entra desde a rua movendo uma cortina" foi capturado na sua fachada. Essa interação é provocada por uma superfície que se curva como uma tela. Um material facilmente disponível como o tijolo permite que a fachada seja terrosa e ainda mantenha a expressão dinâmica. Implantou-se um sistema repetitivo de colocação de tijolos para permitir aos mestres de obra a rotação de 90 graus em toda a altura da fachada. O restante da fachada desenvolveu-se como uma composição de tijolos e texturas, complementando a parede curva. A fachada atua como um beiral entre a rua e o pátio interior e confere uma nova identidade a uma empresa de 30 anos que poderia ter se perdido em meio ao processo de relocação. 

Cortesia de Firki Studio
Cortesia de Firki Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Karnal, Haryana, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório "Cortina de Tijolos" / Firki Studio" [Brick Curtain Office / Firki Studio] 27 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902566/escritorio-cortina-de-tijolos-firki-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.