ISMO / KAAN Architecten

ISMO / KAAN Architecten - Mais Imagens+ 50

  • Arquitetos: KAAN Architecten; KAAN Architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amica, Arblade, Tremblay-en-France, Atelier Bois & Cie, Chaumont, Delagrave, ENGIE AXIMA, Eliez, Eurosyntec, Fluides Concept, France Ingenierie Service, IDS, Vaux le Penil, Loison, Armentieres, Mabuleau, Normen, Evreux, SN Bloch, Blois, Sertac, Meudon, Servicom, Slam Metallerie
  • Consultoria Estrutural: EVP Ingénierie, Paris
  • Acústica: Peutz & Associes, Paris
  • Consultoria Financeira: Bureau Michel Forgue, Apprieu
  • Percursos E Utilitários: Servicad Ouest IDF, Cesson Sevigne
  • Consultoria De Instalações E Sustentabilidade: INEX, Montreuil
  • Paisagismo: KAAN Architecten
  • Cliente: Université Paris-Sud
  • Custo Do Edifício: 20.000.000 €
  • Kaan Architecten: Kees Kaan, Vincent Panhuysen, Dikkie Scipio
  • Equipe De Projeto: Christophe Banderier, Marc Coma, Aksel Coruh, Sebastian van Damme, Paolo Faleschini, Renata Gilio, Walter Hoogerwerf, Jan Teunis ten Kate, Marco Lanna, Ismael Planelles Naya, Ana Rivero Esteban, Joeri Spijkers, Koen van Tienen, Pauline Trochu
  • Arquiteto Local Associado: FRES architectes, Paris
  • Cidade: Orsay
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Institut des Sciences Moléculaires d’Orsay (ISMO) se transferiu recentemente para as novas instalações projetadas pela KAAN Architecten. O prédio está localizado no planalto de Saclay, 20 km ao sudoeste de Paris. Inaugurado em 2010, e nascido da fusão de três laboratórios de pesquisa, este instituto superior de física molecular e físico-química, sob a supervisão da Universidade Paris-Sud e CNRS, emprega 160 colaboradores. O ISMO se une ao Centre de Physique Matière et Rayonnement, agrupando laboratórios de física, um edifício destinado à formação e um centro de recepção de pesquisadores internacionais.

© Fernando Guerra | FG+SG

O novo prédio do ISMO está localizado no campus de Paris-Saclay, um campus urbano que ocupa cerca de 600 hectares. Dedicado a pesquisa, inovação e educação superior, esta área mista é cercada por instalações de serviços, alojamento e escritórios. Grandes nomes da arquitetura e do urbanismo estiveram envolvidos no projeto deste campus urbano e contribuíram para torná-lo um dos oito centros globais mais promissores. O monumental edifício retangular de 10 000 metros quadrados projetado pela KAAN Architecten é um componente de destaque deste empreendimento arquitetônico.

© Sebastian van Damme

Um princípio de design básico orientou a firma holandesa: que o pessoal da ISMO pudesse sentir-se, durante os seus deslocamentos até o prédio e pelas instalações, como se estivesse andando por um parque e os bosques antigos que rodeiam o local. De fato, o projeto representa uma integração exemplar da área urbana com a rural, na qual a estrutura de concreto emerge do bosque dentro de uma paisagem de colinas ondulantes. Uma escadaria e uma rampa amplas conduzem da Rue André Rivière até o átrio. Ambas são pavimentadas com ladrilhos de concreto, o que confere ao conjunto o charme de um palácio italiano.

© Sebastian van Damme

O prédio da ISMO se divide em dois âmbitos arquitetônicos integrados em uma única entidade. Uma área contém equipamentos de laser, espectrômetros e outros instrumentos científicos de ponta, enquanto a outra é composta por espaços inteligentes e silenciosos de reunião e escritórios que oferecem tranquilidade para trabalhar e promovem a concentração.

© Fernando Guerra | FG+SG

Enquanto os laboratórios, que admitem pouca luz solar, estão situados na extensa face voltada ao norte do prédio, protegida por uma elegante divisória, a fachada sul abriga áreas de escritório, onde robustas vigas de concreto empilhadas e lintéis formam um padrão retangular. A malha se destaca por seu preenchimento vitrificado em forma de nicho, inserido na fachada a uma profundidade de 80 centímetros. As amplas janelas do chão ao teto oferecem vistas deslumbrantes da paisagem que cerca as instalações. A entrada, situada no meio desta fachada, é imediatamente evidenciada pelo desvio de padrão e a abertura de entrada vitrificada, ligeiramente projetada à frente.

© Fernando Guerra | FG+SG

Ao entrar no prédio, um amplo espaço branco se abre e se estende até o telhado. A luz do dia invade o átrio através da fachada e das claraboias. O átrio conta com um balcão de recepção, um refeitório e uma ampla escadaria que leva aos laboratórios e ao estacionamento. À direita da entrada, uma parede de estantes estende-se por dois andares, conectadas por uma escada caracol de aço. Apontando para cima, balcões retangulares se projetam sobre o espaço como confortáveis locais para conversas e trocas de ideias. A combinação coesa da luz solar com o espaço aberto e as linhas visuais cria um efeito espacial grandioso.

© Fernando Guerra | FG+SG

Nas áreas de escritórios, os corredores se estendem logo atrás das fachadas, por todos os andares, e os espaços de trabalho estão situados ao redor de dois jardins espaçosos que oferecem luz natural e foram estrategicamente projetados para fins que requerem um determinado grau de privacidade.

Corte Longitudinal

Além das pesquisas laboratoriais e o processamento de dados, o prédio também abriga instalações de formação acadêmica em um auditório suspenso como uma caixa sobre o átrio nos andares 3 e 4. O ângulo formado pela área destinada ao público é um complemento perfeito para a claraboia, visto que reflete e duplica a luz. Por dentro, a calidez do auditório é garantida pelo revestimento de carvalho.

© Fernando Guerra | FG+SG

O prédio é unificado por um tratamento consistente da fachada. Os retângulos e as profundas reentrâncias da frente se estendem dos cantos para as fachadas laterais e continuam por todo o perímetro até as extremidades. A estratégia inclusiva da fachada une as abordagens e atividades complementares que coexistem dentro da instituição.

© Sebastian van Damme

O funcionalismo sutil, porém expressivo, da KAAN Architecten, com os seus toques de sofisticação, é também o coração de diversos blocos residenciais e edifícios de uso misto que estão em construção em Lille, Nantes e Paris. Além disso, a monolítica construção da Chambre de Métiers et de l’Artisanat em Lille será inaugurada no início de 2019.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bâtiment 520, Rue André Rivière, 91400 Orsay, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ISMO / KAAN Architecten" [ISMO / KAAN Architecten] 24 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902526/ismo-kaan-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.