Refúgio Trampolim / Lorena Troncoso-Valencia

Refúgio Trampolim / Lorena Troncoso-Valencia - Mais Imagens+ 23

Pinto, Chile
  • Arquitetos: Lorena Troncoso-Valencia; Lorena Troncoso-Valencia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  57
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristóbal Caro
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Ceresita, Cordillera/Crest, Sipa
  • Construção: Constructora Bocaz, Chillán
  • Cidade: Pinto
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Cristóbal Caro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O refúgio, localizado em meio a um bosque, parece brincar entre a imitação e a contradição. Instalado como um par de volumes claramente artificias em sua rugosidade geométrica, o revestimento em tábuas ocre remete a materiais naturais próximos aos mesmos troncos que o rodeiam, ainda que a elevação das formas e o entrecruzamento dos seus perfis reiteram sua construção marcadamente contemporânea; em que eleva-se um volume sobre o outro, interseccionando suas extensões principais e diagonais superiores e adverte-se a sutil diferença de tramas horizontais e verticais: remarcado o cuidadoso desenho que as ordena. 

Deste modo, insinuando os interiores através de molduras de proporções mais concentradas que sugerem uma particular cotidianidade, o objeto arquitetônico está situado em uma natureza embriagante, como uma inserção atemporal e respeitosa. Desde dentro, o dilema parece inverter-se, a paisagem aparece emoldurada saltando de janela a janela, em um entorno branco de mínimas decorações. Como abstração e a contemplação, nos quais o doméstico se subjuga a instalar-se em um novo lugar cujo valor é emoldurado pelas partes aparentes, mas também pelas ausentes.

© Cristóbal Caro

Para permanecer é preciso retirar-se e contradizer seu entorno dentro dos limites da habitabilidade. Essa contradição, de trazer a vida urbana e suas comodidades em meio ao bosque necessita a distância perceptiva do espaço interior, que deixa a textura natural da madeira para revestir-se de um branco artificial, quase sonhador, de modo que ao sair volta ao natural em todo seu esplendor e surpresa, concentrada na janela maior e o terraço, essa inter-relação essencial: o diálogo concreto entre o artificial e o natural. 

© Cristóbal Caro
Cortes X e Z
© Cristóbal Caro

Nesse sentido, a cabana se instala como uma permanência ocasional, abrigada em uma construção arquitetônica que se reserva para momentos particulares, celebrando o encontro do lugar e sua singular vida natural com a abstração material.

© Cristóbal Caro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Trampolim / Lorena Troncoso-Valencia" [Refugio Trampolín / Lorena Troncoso-Valencia] 14 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902120/refugio-trampolim-lorena-troncoso-valencia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.