Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig

Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 2 de 22Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 3 de 22Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 4 de 22Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 5 de 22Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jordi Surroca
  • Arquitetos Responsáveis: Enric Batlle, Joan Roig, Iván Sáncheza, Mario Súñer, Simone Cicu
  • Construtora: Moix Serveis i Obres
  • Estrutura : STATIC – Ingeniería de Estructuras
  • Cidade: Igualada
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 10 de 22
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta do projeto do Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso faz parte do projeto Anilla Verde de Igualada, que busca criar um conjunto de itinerários para pedestres e bicicletas em forma de um cinturão verde no perímetro da cidade. Esta nova infraestrutura de mobilidade sustentável quer estabelecer um sistema de parques e espaços abertos que funciona em rede e que sejam respeitosos com o meio ambiente, adequando e recuperando os espaços degradados e subutilizados. Neste contexto, o caminho de Las Guixeres supõe a adequação de uma parcela de 1.65 km, dos quais 800 metros já foram executados.

Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 20 de 22
Planta

O projeto tem dois objetivos principais: conectividade e recuperação da paisagem e da biodiversidade. Por um lado, é importante estabelecer a continuidade deste projeto global na escala da cidade, por outro, é importante estabelecer os elementos necessários para gerar uma nova dinâmica que melhores progressivamente suas condições ambientais mediante o aproveitamento da água. Neste sentido, a proposta se articula a partir de três esquemas diferentes,que vão se adaptando às situações, resolvendo problemas de localização e valorizando potencialidades. 

Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 13 de 22
© Jordi Surroca
Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 21 de 22
Corte
Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 4 de 22
© Jordi Surroca

A listra central, caminho principal de arenito garante a continuidade da Ailla Verde com uma amplitude de aproximadamente 3 metros, e foi projetado a partir do traço pré-existente do local. Este caminho se complementa com uma segunda linha, esta em forma de mirante linear, o qual configura a partir de uma linha pavimentada, 1.2 metros de largura da margem exterior do caminho, e portanto, têm uma relação direta com as vistas do entorno. Ao receber uma pavimentação dura, esta linha se torna acessível. Além disso, a composição de seu concreto conta com uma fração de um material luminescente, o qual não somente melhora a visibilidade nas primeiras horas da noite, como também serve para capturar energia solar. 

Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 14 de 22
© Jordi Surroca

O traçado deste Caminho e Mirante reconhece as principais vistas do entorno e da vegetação, ao mesmo tempo que cria espaços mais amplos e áreas de estar.

Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig - Imagem 16 de 22
© Jordi Surroca

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Les Comes, Carrer de Carles Riba, 65, 08700 Igualada, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Caminho e Mirante nas Antigas Minas de Gesso / Batlleiroig" [Camino Mirador en las Antiguas Minas de Yeso / Batlleiroig] 15 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902010/caminho-e-mirante-nas-antigas-minas-de-gesso-batlle-i-roig-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.