Residência Unifamiliar CM / Además arquitectura

Residência Unifamiliar CM / Además arquitectura - Mais Imagens+ 26

Canning, Argentina
  • Arquitetos: Además arquitectura; Además arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  427
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aberturas Carlu, Casa Armando, Kromacolor, Marmoleria Alvarez, San Pietro Laminas, Sanitarios del Norte, Webber
  • Cálculo Estrutural: Eng. Andres Moscatelli
  • Arquiteto Responsável: Leandro A. Gallo
  • Cidade: Canning
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre dois lotes, que conformam 1400 m2, com 40m de fachada frontal e uma visão para o campo de golfe, foi implantada uma residência para uma família composta por um casal e dois filhos. A mesma encontra-se em um bairro fechado, no qual as possibilidades projetuais são restritas sobretudo nos sentidos morfológicos e estéticos, enfatizando a presença das coberturas e suas inclinações. Desde essa premissa restritiva, ensaiou-se sobre o arquétipo da "casa" e suas variantes. 

© Gonzalo Viramonte

O pedido inicial de um volume tradicional com uma cobertura de quatro inclinações, foi substituído por uma volumetria composta por duas barras onde a cobertura e as paredes conformam uma só envolvente. O discurso compositivo da residência procura refletir sobre questões pré-estabelecidas tradicionalmente, tanto na leitura das partes como "piso, parede e teto", reduzindo a unidade envolvente; como também no tradicional posicionamento da churrasqueira, afastada da moradia, ou o espaço de estar-jantar-cozinha que costuma ser incorporado.

© Gonzalo Viramonte

As funções programáticas são misturadas demostrando que outras disposições são possíveis e funcionais. Por último, a ideia de bloco único é substituída por uma aparente fragmentação da casa, favorecendo as relações com o exterior em todo seu desenvolvimento. Abrir a volumetria permitiu a criação de um pátio interno, que servisse para contemplação e, por sua vez, introduzisse ambientes de percurso na paisagem, sem sair necessariamente do interior da moradia. O usuário é recebido, ao entrar em um grande espaço único de estar, jantar, cozinha, com pés-direitos altos e inclinados que representam a volumetria exterior. 

© Gonzalo Viramonte
Planta - térreo
© Gonzalo Viramonte

Um corredor de vidro que atravessa o pátio de acesso é a conexão com a área da churrasqueira, área de serviço e academia. Um feixe de luz recorta o espaço da escada que conduz ao setor mais privado da residência, o dormitório principal com vista ao campo de golfe e outros dois dormitórios em relação com a rua e o pátio interior. As duas barras remetem ao arquétipo da casa, resolvidos principalmente com uma só materialidade, o travertino, conferindo um caráter de robustez e simplicidade na forma de habitar. 

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Unifamiliar CM / Además arquitectura" [Vivienda Unifamiliar CM / Además arquitectura] 11 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901823/residencia-unifamiliar-cm-ademas-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.