Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - FachadaSede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Janela, Fachada, JardimSede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Janela, Fachada, CorrimãoSede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Imagem 5 de 40Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Mais Imagens+ 35

São José dos Campos, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Mori, Maristela Faccioli Arquitetura; Estúdio Mori, Maristela Faccioli Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1189
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Scandaroli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Eliane, Leo Madeiras, Portobello, Suvinil
Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Fachada
© Marcelo Scandaroli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício cujo projeto nos foi solicitado deveria ser a Sede Social de um condomínio recém-implantado na cidade de São José dos Campos (SP), em uma expansão da cidade chamada Urbanova. Esta região se distingue por amplas áreas com resquícios da anterior ocupação - propriedades agrícolas - além de contar com novas vias de acesso e uma reserva de mata nativa preservada contígua ao terreno da implantação do projeto.

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Janela, Fachada, Jardim
© Marcelo Scandaroli

Já existia um programa razoavelmente bem definido das áreas necessárias e desejadas, assim, o grande desafio foi implantar o edifício em um terreno em declive, com a “frente” formada por uma grande curva e, ao fundo, o limite com a mata nativa preservada.

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Janela
© Marcelo Scandaroli

Nossa interpretação do problema foi balizada por algumas diretrizes, que para nós se tornaram mandatórias:

- o Salão deveria estar voltado para a parte de trás do terreno, com o intuito de proporcionar ao mesmo tempo privacidade e vista privilegiada da mata;

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Imagem 34 de 40
© Marcelo Scandaroli

 - a arquitetura deveria “conversar“ com os demais elementos arquitetônicos do entorno, basicamente, as portarias de entrada para o residencial já pré-existentes;

- por fim, arquitetura deveria estabelecer tal presença no local, a fim de consolidar um marco de chegada no “não-lugar” formado pelo cruzamento das vias de acesso.

Implantação

Como o declive era acentuado, optamos por um muro de arrimo para criar um pavimento abaixo do nível da rua, onde colocamos o estacionamento coberto para 14 veículos e as entradas de serviço. Dessa forma, visto de frente, o edifício aparenta ter somente um pavimento, onde privilegiamos as entradas sociais, o salão em si e, mais escondidas, as áreas de apoio como cozinha, banheiros e vestiários.

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Fachada
© Marcelo Scandaroli

Também imaginamos criar uma barreira visual que trouxesse privacidade para o grande salão, que se traduziu no grande paredão revestido de pedra-madeira, porém, com aberturas que pudessem garantir alguma iluminação natural extra e ventilação cruzada em dias muito quentes.

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Janela, Porta, Vidro
© Marcelo Scandaroli

A ideia de se utilizar estrutura metálica surgiu a partir da nossa intenção em relação à cobertura, que deveria ser leve e vencer o grande vão do salão sem contar apoios intermediários, somada ao desejo de termos panos de telhado com baixa inclinação almejando um resultado plástico igualmente mais leve. Tudo isso veio ao encontro à vontade do cliente em fazer uma obra rápida, limpa e em etapas.

Cortes

O uso da pedra como revestimento faz um contraponto ao aço e ao vidro, com o propósito de integrar a arquitetura à natureza exuberante da mata ao fundo.

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Janela
© Marcelo Scandaroli

Nos preocupamos ainda com os devidos isolamentos, tratamentos acústicos e com a iluminação, que deveria emanar de dentro para fora do prédio e criar uma atmosfera de vida e festa num entroncamento de vias que normalmente servem apenas como passagem.

Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori - Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Marcelo Scandaroli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São José dos Campos, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Social Reserva do Paratehy / Maristela Faccioli Arquitetura + Estúdio Mori" 10 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901630/sede-social-reserva-do-paratehy-maristela-faccioli-arquitetura-plus-estudio-mori> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.