Casa de Vidro / atelierRISTING

Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 2 de 34Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 3 de 34Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 4 de 34Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 5 de 34Casa de Vidro / atelierRISTING - Mais Imagens+ 29

Fairbank, Estados Unidos
  • Arquitetos: atelierRISTING
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Herman Miller, Cali Floors, ColorCopper, JØTUL, Pella EFCO, PermaColumn, western red cedar
  • Arquiteto Responsável: Steven Risting
  • Construtor: Steven Risting
  • Cidade: Fairbank
Mais informaçõesMenos informações
Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 26 de 34
© Steven & Carol Risting

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio à paisagem natural e selvagem do Iowa, em uma fazenda de mais de cento e cinquenta anos herdada pelos netos dos primeiros habitantes, um projeto de grande sensibilidade foi desenvolvido para recuperar a história deste incrível lugar. Projetada como um pequeno refúgio, a casa é utilizada quando a família precisa se deslocar até a sede da antiga fazenda. Sua grande fachada frontal funciona como um pano de fundo para a clareira aberta na floresta ao lado do Rio Wapsipinicon. Suas amplas portas de “celeiro” podem ser completamente abertas e fechadas, revelando a paisagem em todo seu esplendor e fornecendo segurança quando não há ninguém em casa.

Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 5 de 34
© Steven & Carol Risting
Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 32 de 34
Planta e Fachada Norte
Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 19 de 34
© Steven & Carol Risting

Planície recuperada

Implantado em meio à natureza, o volume da casa foi orientado no sentido norte-sul para maximizar as condições de ventilação e iluminação natural, além de possuir uma estrutura elevada do solo para minimizar o impacto no terreno. A casa, completamente desconectada das redes de energia, água e esgoto, é alimentada por energia solar em conjunto com um sistema de baterias enquanto que o banheiro funciona por compostagem. O espaço central da casa, uma sala de 4,25 x 9,75 metros, é cercado em três de seus lados por uma enorme janela de vidro do piso ao teto, criando uma experiência fora de série com suas vistas panorâmicas para a planície verde do Iowa. Uma varanda coberta com terraços voltados para leste e oeste completam esta estreita interação da casa com o ambiente natural na qual está inserida.

Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 34 de 34
Planície recuperada

Vidro reciclado

Enormes peças de vidro isolante, transparente e fosco, foram reaproveitadas da obra de reforma de um edifício comercial. A modulação de 2,40 metros foi utilizada para minimizar o desperdício das peças de madeira, criando um grande pano de vidro em três das quatro frentes da casa. Cada uma das aberturas pode ser operada independentemente e de forma manual, proporcionando a ampla iluminação e ventilação natural da casa. O vidro fosco reciclado foi utilizado nos quartos dos fundos e no banheiro para difundir a luz natural do sul e proporcionar maior privacidade aos seus moradores.

Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 4 de 34
© Steven & Carol Risting

Materiais naturais

Materiais naturais foram utilizados em todo o projeto. A estrutura de madeira serrada, as portas de celeiro, os revestimentos interno e externo além dos decks foram predominantemente construídos em madeira de cedro vermelho, escolhido principalmente por suas propriedades naturais e alta resistência à umidade, à pragas e insetos e ao fogo, além de suas propriedades acústicas e ainda por ser um recurso renovável… sem falar no seu perfume! A madeira foi deixada em seu estado natural, empregando em alguns pontos uma pátina de cor cinza quente, típico das construções de celeiros da região. Todos os pisos foram executados com uma espécie de cortiça natural. A bancada da cozinha é de cobre, e os armários aéreos possuem estrutura de cedro e portas de vidro fosco. Embora utilizado apenas durante as três estações mais moderadas, um fogão a lenha foi incluído para fornecer calor durante os dias mais frios do ano.

Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 2 de 34
© Steven & Carol Risting
Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 12 de 34
© Steven & Carol Risting

Projeto e construção

A casa de vidro foi projetada e construída pelo arquiteto, com ajuda de familiares e amigos. A estrutura levantada é essencialmente como a estrutura tradicional de um celeiro, uma estrutura rústica de madeira. Pilares de madeira serrada partem das fundações de concreto pré-moldado (tradicionalmente utilizadas em celeiros de animais) chegando até a cobertura enquanto as vigas integradas aos caixilhos das janelas servem de suporte para as lajes do piso e do forro. A estrutura da cobertura inclinada é configurada por uma série de caibros de madeira aparentes que coroam o amplo espaço principal da casa.

Casa de Vidro / atelierRISTING - Imagem 17 de 34
© Steven & Carol Risting

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Vidro / atelierRISTING" [Glass Cabin / atelierRISTING] 05 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901477/casa-de-vidro-atelierristing> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.