Restaurante Seen / Memola Estúdio + Vitor Penha

Restaurante Seen / Memola Estúdio + Vitor Penha

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 2 de 21Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 3 de 21Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 4 de 21Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 5 de 21Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Mais Imagens+ 16

Jardim Paulista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allianza, Art des caves, Artesian, By Kamy, Coisas D Casa, Comovil, Deca, Gail, Jocal, Labluz, Loja Teo, Lustres ypiranga, Marcenaria Navarro, Marmoraria Pedra de Esquina, Museu do azulejo, Omni Marcenaria, Parquet União, Pavanny, Santil
  • Equipe Projeto: Vitor Penha, Verônica Molina. Simone Balagué
  • Ar Condicionado: Fundament-Ar
  • Hidráulica: Ramoska & Castellani
  • Elétrica: Ramoska & Castellani
  • Execução Obra: Construcia
  • Cliente: Tivoli Mofarrej
  • Cidade: Jardim Paulista
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 5 de 21
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Restaurante SEEN na cobertura do Edifício Tivoli Mofarrej, veio com o desafio de trabalhar num dos grandes ícones de sofisticação e elegância da história da cidade de São Paulo. A reforma foi executada com o objetivo de criar um restaurante de gastronomia contemporânea valorizando a vista ampla em todo perímetro do espaço.

A inspiração foi anos 80 revisitado (década de inauguração do Hotel), com toques Art Déco. A solução foi buscar o design na época e nos materiais (latão, espelho oxidado, veludo e ardósia) porém sem perder a característica de um projeto contemporâneo.

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 16 de 21
Planta

Ao chegar no 23° andar, um corredor iluminado por neon de forma cênica e com uma cortina de veludo ao fundo marca a entrada ao grande salão, todo aberto e sem barreiras visuais para a vista de 270 graus. 

O grande bar central fica no patamar mais alto e o balcão é todo feito com tubos de latão curvados e tampo de mármore branco.  Três lustres Sputniks garimpados marcam a ilha central de bebidas. 

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 2 de 21
© Fran Parente
Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 8 de 21
© Fran Parente

O piso de ardósia em escama de peixe foi colocado desde a entrada, passando pelo bar e subindo em algumas paredes. As colunas existentes de concreto ficaram aparentes e receberam molduras de latão, espelho oxidado e arandelas com estrutura em latão feitas sob medida. A parte de baixo das colunas, que estão no patamar mais baixo, tem revestimento de madeira, a mesma do piso, onde ficam os sofás de veludo verde, acompanhando as amplas janelas que emolduram o skyline e  dão a volta em todo salão. Mesas de mármore branco e madeira são acompanhadas pelas cadeiras “The Chair” do designer Hans Wegner e a “HW” de Henry Klein.

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 12 de 21
© Fran Parente

Para contrastar com a elegância do veludo e do latão, foram deixadas aparentes as tubulações de toda infraestrutura, como referência ao industrial. A iluminação com projetores cênicos foi direcionada para o piso, permitindo a contemplação da vista sem refletir o restaurante. O ar condicionado central com acabamento natural e dimensões consideráveis, reforçam a ideia do estilo industrial. O teto possui jateamento acústico, fortalecendo a ideia de um projeto sensorial.

Ao lado do bar, ainda no patamar superior, foram criados ambientes de jantar com sofás capitonês com moldura de madeira entalhada, cercados por um guarda corpo de latão e um jardim de samambaias, referência aos anos 80.

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 10 de 21
© Fran Parente
Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 13 de 21
© Fran Parente

O balcão do sushibar foi todo revestido em azulejo garimpado do artista Brennand. A cor do azulejo que marca a época da produção, torna este balcão singular.

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 11 de 21
© Fran Parente

Os banheiros tiveram o mesmo cuidado em sua concepção. Uma grande pia coletiva em mármore, com torneiras de cobre suspensas formam o hall de distribuição dos banheiros masculino e feminino. As paredes e tetos são revestidos em cerâmica verde escura brilhante e texturizada. As divisórias são em ferro, parte com espelho oxidado, conjunto que reforça o efeito cênico do ambiente.

Um projeto que carrega as intenções dos opostos na sofisticação e industrial e irá com certeza, estimular olhares curiosos, variando do horizonte aos detalhes do projeto.

Restaurante Seen  / Memola Estúdio + Vitor Penha - Imagem 9 de 21
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alameda Santos, 1437 - 23º Andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01419-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Seen / Memola Estúdio + Vitor Penha" 22 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901375/restaurante-seen-estudio-penha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.