Viaticus Pavilion / Atelier JQTS

Viaticus Pavilion / Atelier JQTS - JanelaViaticus Pavilion / Atelier JQTS - Janela, BancoViaticus Pavilion / Atelier JQTS - FachadaViaticus Pavilion / Atelier JQTS - Cadeira, CorrimãoViaticus Pavilion / Atelier JQTS - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Atelier JQTS; Atelier JQTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diana Quintela
  • Colaboração: Escultor Carlos Nogueira
  • Engenharia: Daniel Maio
  • Parceria: Aresta Renovada, Nomalism, a. Silva Serrelharia
  • Cliente: ARCOlisboa (Ifema), Lisbon Architecture Triennale
  • Equipe De Projeto: João Quintela, Tim Simon
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Viaticus Pavilion / Atelier JQTS - Janela, Fachada
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão temporário VIATICUS é uma resposta ao lugar onde se insere, o pátio poente do edifício da Cordaria Nacional, mas também uma reacção ao contexto cultural, uma vez que o seu propósito é receber os visitantes de uma das mais importantes feiras de arte mundiais, a ARCO.

Viaticus Pavilion / Atelier JQTS - Janela, Fachada, Corrimão
© Diana Quintela

Para tal, considerou-se a possibilidade de uma proposta arquitectónica que conceptualmente fosse capaz de inverter as características tipológicas do pátio ao explorar a sua relação com a cidade. Sabemos que a ideia de pátio remete para uma tipologia introspetiva por excelência e centrada em si mesma, por oposição a uma torre, que expressa na sua verticalidade uma intenção de ver e ser vista. Um elemento que simultaneamente vive para dentro e para fora.

Planta

Propõe-se então uma estrutura. Dir-se-ia, melhor, uma superestrutura. Um sistema único capaz de absorver e integrar três escalas distintas: a escala do público, onde as pessoas convivem, comem e descansam; a escala do monumento, onde o evento se faz anunciar à cidade; e a escala do doméstico, onde as zonas privadas de bastidores asseguram o êxito do evento. Nesta logica, a torre surge como o elemento charneira, que compatibiliza as três escalas e simultaneamente as três funções: é aqui que o público dialoga com os funcionários enquanto apreciam a verticalidade do espaço e a peça dourada criada especificamente pelo artista Carlos Nogueira.

Viaticus Pavilion / Atelier JQTS - Madeira, Janela, Fachada, Viga
© Diana Quintela

O projecto consiste numa estrutura longitudinal com a proporção de 1:10 em planta (3 metros de largura e 30 de comprimento) que acentua a forma longitudinal do pátio existente, com a proporção de 1:20. Esta dialética entre a tipologia do pátio e da torre parece propor uma leitura de opostos, quase provocatória e inesperada durante os dias da ARCO. No entanto, o projecto nasce de maneira umbilical com o edificado existente. Isto é, a estrutura virtual de cubos com 3x3x3 nasce de uma métrica de 1.5x1.5x1.5, que estrutura as fachadas do edifício da cordoaria. Por outro lado, os 3 metros de largura criam uma relação directa com a escada de pedra existente, um dos elementos mais significativos do espaço envolvente.

Axonométrica
Viaticus Pavilion / Atelier JQTS - Janela
Collage

Esta ordem estrutural surge como cenário de diferentes acontecimentos e propõe uma relação directa entre a estrutura resistente e a estrutura espacial, posteriormente coberta por um conjunto de elementos têxteis que definem a zona de sombreamento e criam novas tensões espaciais: a tela desce gradualmente, criando um efeito de perspetiva vertical e uma relação inversa às escadas existentes, que ajuda a preparar e enfatizar a monumentalidade da torre. Estes elementos de sombra criam novos espaços informais e orgânicos que contrastam com a rigidez da estrutura.

Viaticus Pavilion / Atelier JQTS - Janela, Fachada, Pilar, Corrimão
© Diana Quintela

O elemento vertical dourado, que nasce da cota do pavimento e resolve o remate superior da torre, é fruto de uma estreita colaboração com o artista plástico Carlos Nogueira e acentua a presença simbólica do conjunto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. da Índia, 1300-598 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Viaticus Pavilion / Atelier JQTS" 05 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901352/viaticus-pavilion-atelier-jqts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.