Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 2 de 25Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 3 de 25Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 4 de 25Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 5 de 25Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Mais Imagens+ 20

Horconcitos, Equador
  • Cliente : Familia Viteri Hidalgo
  • Coordenação De Projeto: Mitsuyoshi Kawasaki – Al Borde & El Sindicato Arquitectura
  • Engenharia: Mathieu Lamour
  • Construção: El Sindicato Arquitectura, ENOBRA & Miguel Ramos
  • Infografia: Mitsuyoshi Kawasaki – Al Borde & El Sindicato Arquitectura
  • Cidade: Horconcitos
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 15 de 25
© JAG Studio
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 18 de 25
Infografia Problemática

O Protótipo: Como um segundo uso para o pavilhão da Alemanha HIII, desenvolvemos um protótipo pós-terremoto para a zona rural da costa equatoriana, que custe o mesmo que as residências fornecidas pelo Estado mas que adapte-se melhor ao usuário e ao lugar onde é implantada. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 21 de 25
Opções de Protótipo. Infografia
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 14 de 25
Cortesía de El Sindicato Arquitectura

É um protótipo industrializado, porque sua estrutura sismo-resistente pode ser pré-fabricada em madeira laminada e montada em qualquer zona rural sem necessidade de maquinário e mão-de-obra especializada. O uso de materiais industrializados para a estrutura nos permite ter maior eficácia na construção. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 7 de 25
© JAG Studio
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 22 de 25
Estrutura. Infografia

Este é um protótipo progressivo, em um ou dois pavimentos, porque conta com duas ampliações planejadas. A primeira ampliação diz respeito a um módulo exatamente igual ao inicial e a segunda ampliação corresponde à união entre o inicial e a primeira.  

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 23 de 25
Plantas Possíveis Usos

É um protótipo reproduzível porque o desenho estrutural permite o uso de cortes típicos da madeira local serrada em qualquer parte do país e porque sua lógica construtiva é simplificada pensando na possibilidade dos usuários auto-construírem as ampliações. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 6 de 25
© JAG Studio

O protótipo foi pensado como um sistema construtivo e estrutural modular permitindo que cada projeto possa adaptar-se e ser desenhado segundo as condições do lugar onde será implantado fazendo com que a tecnologia construtiva das envolventes e fachadas alternem dependendo de cada projeto. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 24 de 25
Planta

O Projeto

A residência implantada após o terremoto de abril de 2016, em um terreno rural em Los Horconcitos-Manabí, será utilizada por um casal de avôs que são visitados por filhos e netos esporadicamente, o clima e a insolação determinou a orientação da casa que aproveita as correntes de ar provenientes da união entre o rio Chone e o Pacífico a fim de garantir a ventilação cruzada. 

Na fachada sul, o projeto procura privacidade frente ao caminho de acesso ao terreno e aos vizinhos enquanto ao norte o projeto abre-se com uma grande janela que aproveita a iluminação e a paisagem. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 16 de 25
© JAG Studio
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 25 de 25
Infografia Protótipo Construído

Na fachada leste estão localizados os dormitórios para aproveitar a iluminação da manhã e a oeste se encontram os espaços públicos para aproveitar a iluminação do entardecer. 

O módulo inicial abriga os 3 dormitórios. A primeira ampliação possibilita a criação de banheiro, adega, cozinha e uma varanda exterior. A segunda ampliação, por sua vez, permite o surgimento da sala de estar e jantar. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 12 de 25
© JAG Studio

O projeto, como sendo a primeira ampliação do protótipo de um pavimento, possibilitou a experimentação de tecnologias construindo o módulo inicial com paredes de cana, gesso de cimento e tinta de terra. Além disso, as paredes da primeira ampliação foram feitas com bahareque revestido em pintura de terra que confere uniformidade estética a toda a casa. 

A moradia foi construída por uma equipe de dois mestres de obra e dois ajudantes agricultores sem experiência na construção além da família e amigos dos usuários e um ateliê de construção foi organizado desde a plataforma ENOBRA. Tudo isso em dois meses. 

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura - Imagem 10 de 25
Cortesía de El Sindicato Arquitectura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura" [Prototipo Post-Terremoto Vivienda Rural / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura] 13 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901305/prototipo-pos-terremoto-para-moradias-rurais-al-borde-plus-el-sindicato-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.