O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Equador
  5. AL BORDE
  6. 2017
  7. Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura

Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura

  • 21:00 - 8 Setembro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura
Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura, © JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio Cortesía de El Sindicato Arquitectura © JAG Studio © JAG Studio + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Horconcitos, Equador
  • Cliente

    Familia Viteri Hidalgo
  • Coordenação de Projeto

    Mitsuyoshi Kawasaki – Al Borde & El Sindicato Arquitectura
  • Engenharia

    Mathieu Lamour
  • Área

    100.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

© JAG Studio
© JAG Studio
Infografia Problemática
Infografia Problemática

O Protótipo: Como um segundo uso para o pavilhão da Alemanha HIII, desenvolvemos um protótipo pós-terremoto para a zona rural da costa equatoriana, que custe o mesmo que as residências fornecidas pelo Estado mas que adapte-se melhor ao usuário e ao lugar onde é implantada. 

Opções de Protótipo. Infografia
Opções de Protótipo. Infografia
Cortesía de El Sindicato Arquitectura
Cortesía de El Sindicato Arquitectura

É um protótipo industrializado, porque sua estrutura sismo-resistente pode ser pré-fabricada em madeira laminada e montada em qualquer zona rural sem necessidade de maquinário e mão-de-obra especializada. O uso de materiais industrializados para a estrutura nos permite ter maior eficácia na construção. 

© JAG Studio
© JAG Studio
Estrutura. Infografia
Estrutura. Infografia

Este é um protótipo progressivo, em um ou dois pavimentos, porque conta com duas ampliações planejadas. A primeira ampliação diz respeito a um módulo exatamente igual ao inicial e a segunda ampliação corresponde à união entre o inicial e a primeira.  

Plantas Possíveis Usos
Plantas Possíveis Usos

É um protótipo reproduzível porque o desenho estrutural permite o uso de cortes típicos da madeira local serrada em qualquer parte do país e porque sua lógica construtiva é simplificada pensando na possibilidade dos usuários auto-construírem as ampliações. 

© JAG Studio
© JAG Studio

O protótipo foi pensado como um sistema construtivo e estrutural modular permitindo que cada projeto possa adaptar-se e ser desenhado segundo as condições do lugar onde será implantado fazendo com que a tecnologia construtiva das envolventes e fachadas alternem dependendo de cada projeto. 

Planta
Planta

O Projeto

A residência implantada após o terremoto de abril de 2016, em um terreno rural em Los Horconcitos-Manabí, será utilizada por um casal de avôs que são visitados por filhos e netos esporadicamente, o clima e a insolação determinou a orientação da casa que aproveita as correntes de ar provenientes da união entre o rio Chone e o Pacífico a fim de garantir a ventilação cruzada. 

Na fachada sul, o projeto procura privacidade frente ao caminho de acesso ao terreno e aos vizinhos enquanto ao norte o projeto abre-se com uma grande janela que aproveita a iluminação e a paisagem. 

© JAG Studio
© JAG Studio
Infografia Protótipo Construído
Infografia Protótipo Construído

Na fachada leste estão localizados os dormitórios para aproveitar a iluminação da manhã e a oeste se encontram os espaços públicos para aproveitar a iluminação do entardecer. 

O módulo inicial abriga os 3 dormitórios. A primeira ampliação possibilita a criação de banheiro, adega, cozinha e uma varanda exterior. A segunda ampliação, por sua vez, permite o surgimento da sala de estar e jantar. 

© JAG Studio
© JAG Studio

O projeto, como sendo a primeira ampliação do protótipo de um pavimento, possibilitou a experimentação de tecnologias construindo o módulo inicial com paredes de cana, gesso de cimento e tinta de terra. Além disso, as paredes da primeira ampliação foram feitas com bahareque revestido em pintura de terra que confere uniformidade estética a toda a casa. 

A moradia foi construída por uma equipe de dois mestres de obra e dois ajudantes agricultores sem experiência na construção além da família e amigos dos usuários e um ateliê de construção foi organizado desde a plataforma ENOBRA. Tudo isso em dois meses. 

Cortesía de El Sindicato Arquitectura
Cortesía de El Sindicato Arquitectura

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Protótipo Pós-Terremoto para Moradias Rurais / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura" [Prototipo Post-Terremoto Vivienda Rural / AL BORDE + El Sindicato Arquitectura] 08 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901305/prototipo-pos-terremoto-para-moradias-rurais-al-borde-plus-el-sindicato-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.