Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 2 de 23Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 3 de 23Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 4 de 23Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 5 de 23Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Mais Imagens+ 18

Sainte-Marguerite-du-Lac-Masson, Canadá
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:James Brittain
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumilex
  • Arquiteto Responsável: Paul Bernier
  • Colaboradores: Alexandre Bernier
  • Construção: Construction Metric
  • Cidade: Sainte-Marguerite-du-Lac-Masson
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 4 de 23
© James Brittain

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno arborizado às margens do Lago Charlebois, nossos clientes queriam construir uma casa contemporânea, iluminada e aberta para a natureza. Eles queriam que a maioria dos espaços da casa estivesse no nível do solo.

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 7 de 23
© James Brittain

O terreno é ligeiramente inclinado. Durante uma primeira visita ao local, foi estabelecido um perímetro para identificar a localização ideal da casa. A vista privilegiada para o lago e para o sul coincidem, o que determinou a orientação da edificação.

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 9 de 23
© James Brittain
Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 22 de 23
Planta - Térreo
Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 10 de 23
© James Brittain

A planta em forma de "L"
Uma planta em forma de "L" foi escolhida para a casa, com uma ala reservada para os espaços diurnos (cozinha, sala de jantar, sala de estar) e outra ala abrigando os espaços mais privados (quarto principal, banheiro, lavabo). Este tipo de disposição permite que todos os espaços sejam orientados para o sul e para a vista desejada. Estamos sempre perto das janelas.

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 3 de 23
© James Brittain

A planta em "L" também define um espaço externo ensolarado, escondido da vista do vizinho e aberto para o acesso ao lago. Além disso, é também neste espaço que há uma varanda para desfrutar as noites de verão.

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 12 de 23
© James Brittain

O volume de dois andares
No encontro das duas alas do "L", criamos um volume de dois andares. No piso térreo há uma garagem e no andar de cima um quarto de hóspedes e um escritório que está numa posição estratégica com vista para o lago e também uma vista para o piso térreo. No exterior, este volume de dois andares distingue-se claramente do volume da forma em "L" por sua materialidade. É coberto com aço corten, o qual já foi tomado pela cor laranja, enquanto o volume em "L" de um andar é revestido de cedro pintado de preto.

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 20 de 23
© James Brittain

No espaço interno, também, essa distinção é sentida por um espaço de pé-direito duplo entre o volume de dois andares e o espaço de um andar. Uma escada com degraus em balanço e em madeira nogueira dá acesso ao andar superior.

Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte - Imagem 6 de 23
© James Brittain

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte" [House on Lac Charlebois / Paul Bernier Architecte] 18 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901195/casa-em-lac-charlebois-paul-bernier-architecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.