Apartamento Ibirapuera / Casa14 Arquitetura

Apartamento Ibirapuera / Casa14 Arquitetura - Mais Imagens+ 42

  • Arquitetos: Casa14 Arquitetura; Casa14 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maira Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Atelier Leopardi Esperante, Decameron, Dpot, Egg, Etel, Lumini, Securit
  • Engenharia: Kleber Canistral
  • Construtora: Lock Engenharia
  • Autoras: Mariana Andersen e Mariana Guradani
  • Colaboradores: Max Heringer e Gabriele Azevedo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maira Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este triplex nunca habitado abrange 900 m² e está localizado próximo ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Seus ambientes originais eram fragmentados e sombrios. O projeto, assinado pelas arquitetas da Casa 14 Arquitetura, Mariana Andersen e Mariana Guardani, teve como objetivo integrar todos os pavimentos e ressaltar o caráter dos materiais.

© Maira Acayaba
Planta 01
© Maira Acayaba
Planta 03

As generosas aberturas nas paredes oferecem uma conexão visual entre diferentes ambientes em cada um dos três níveis do apartamento. O projeto também enfatiza a relação entre o entorno, jardins e circulações. A escada - uma placa de aço dobrada forrada com madeira na parte inferior e pedra branca na superior - surge como um elemento escultural que interliga os três decks. A estrutura vertical se destaca.

© Maira Acayaba

Cada andar foi projetado para um uso específico. Nesta ordem: viver, trabalhar e descansar. No primeiro nível estão os quartos, cozinha e área de serviço. O segundo foi projetado para receber uma biblioteca com cinco mil títulos integrada a um jardim onde o morador trabalha, lê e escreve. O último nível traz a área de lazer, com um estúdio de música, banheira de hidromassagem, sauna e churrasqueira, permeado por um jardim vertical em toda sua extensão.

© Maira Acayaba
© Maira Acayaba

O mobiliário lança luz sobre o design brasileiro. As peças de arte, tapetes, entre outros, estabelecem um contraponto à ausência de ornamentos e às linhas retas da residência.

© Maira Acayaba

Os principais materiais - madeira, vidro, pedra e vegetação - permitem um diálogo com o meio ambiente e produzem uma atmosfera luminosa e inspiradora para o residente, que trabalha como escritor em casa.

© Maira Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Ibirapuera / Casa14 Arquitetura" [Ibirapuera Apartment / Casa14 Arquitetura] 28 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900893/apartamento-ibirapuera-casa14-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.