Escola Infantil Montessori / Meius Arquitetura + Raquel Cheib Arquitetura

Escola Infantil Montessori / Meius Arquitetura + Raquel Cheib Arquitetura

© Luiza Ananias© Luiza Ananias© Luiza Ananias© Luiza Ananias+ 29

Belo Horizonte, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Luiza Ananias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Criativa, Formica, Metadil, Smirna, Suvinil
  • Colsultores:Pragma Engenharia, Meius Engenharia, Suzana Cadaval
  • Colaboradores:João Pedro Lacerda, Alpendre
  • Construção:Diplan Engenharia
  • Paisagismo:Droysen
  • Cliente:Escola Infantil Montessori
Mais informaçõesMenos informações
© Luiza Ananias
© Luiza Ananias

"Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente" - Maria Montessori.

© Luiza Ananias
© Luiza Ananias

Tomando esta frase como premissa projetual, precisávamos atender o cliente de forma específica, pensando como crianças. Primeiramente seria necessário escolher cores que pudessem atender as crianças, levando em conta a importância das cores primárias. No entanto, não queríamos trabalhar com cores saturadas nos ambientes internos, desta forma adaptamos o mobiliário, a marcenaria e os revestimentos com uma paleta mais neutra.

© Luiza Ananias
© Luiza Ananias

A edificação, já existente, foi projetada nos anos 50, onde o projeto aprovado já continha modificações pertinentes para uso residencial. Após os anos 2000, ela se tornou uma escola de cursos preparatórios para o vestibular, portanto ganhou mais uma vez grandes modificações em sua estrutura funcional e até estética. Acessos, paredes, janelas e portas foram adaptadas, espaços internos foram substituídos e um grande galpão foi criado para receber as enfileiradas escrivaninhas do aprendizado moderno.

Corte
Corte
© Luiza Ananias
© Luiza Ananias
Ilustração da Sala
Ilustração da Sala

Para adaptarmos este uso tão comum, para um espaço monstessori, bem iluminado e ventilado, foi necessária mais uma mudança, onde criamos aberturas zenitais, aberturas para comunicação visual, novos fluxos mais dinâmicos e deixando mais aparente a arquitetura original da casa existente. A fachada antiga foi repintada e a porta da garagem coberta com novos cobogós, onde amigos designers entraram na colaboração, para que a fachada tivesse uma identidade integrada com o restante da logo por eles já trabalhada.

© Luiza Ananias
© Luiza Ananias

O resultado de todo trabalho de reforma foi um espaço com cores leves, onde os brinquedos -  principais ferramentas de uso cotidiano - pudessem ter seu destaque visual, onde as crianças pudessem ter mais concentração em suas atividades, onde pudessem interagir com o verde (jardins frontais, laterais, hortas e internos) e todos os espaços pudessem ser tocados pela luz natural.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Afonso Pena, 3487 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30130-005, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil Montessori / Meius Arquitetura + Raquel Cheib Arquitetura" 04 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900876/escola-infantil-montessori-meius-arquitetura-plus-raquel-cheib-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.