Conjunto Oak Park / Johnsen Schmaling Architects

Conjunto Oak Park / Johnsen Schmaling Architects - Mais Imagens+ 10

Sacramento, Estados Unidos
  • Arquitetos: Johnsen Schmaling Architects; Johnsen Schmaling Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:John J. Macaulay
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Benjamin Moore, Boral, Cooper Lighting, Kohler, Sto
© John J. Macaulay

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Conjunto Oak Park é um empreendimento compacto que ocupa um antigo lote vago no bairro de Oak Park, em Sacramento. No passado, o bairro sofreu com as crises econômicas e com a falta de investimentos, porém nos últimos anos começou a ser redescoberto por jovens profissionais, artistas e estudantes que encontraram lá um lugar acessível e próximo ao centro da cidade para morar e trabalhar. Seguindo este ritmo, os antigos imóveis abandonados de Oak Park foram ocupados com novas galerias de arte, cafés e pequenos comércios, mudando a dinâmica do bairro.

© John J. Macaulay

O Conjunto Oak Park é um nos novos empreendimentos residencias do bairro e simboliza mais do que uma adição contemporânea ao contexto, é um precursor da revitalização urbana e sua arquitetura abraça alegremente a energia criativa que impulsionou o renascimento desta comunidade vibrante e culturalmente diversificada. 

Diagrama

O empreendimento é um denso aglomerado de seis pequenas casas, cuidadosamente estudadas para respeitar a massa e a escala dos edifícios do entorno. As casas são volumes simples com dois pavimentos que aparentam uma certa sobriedade, apesar de dialogarem com a dinâmica criativa que permeia o bairro. Três das seis casas estão agrupadas ao longo da 2nd Avenue, onde elas reparam uma parte fragmentada da da rua, consertando o tecido irregular do bloco. As outras três casas são acessadas pelos fundos, em uma ruela pública que serve como passagem comunitária nos bairros, estrutura bastante comum no tecido urbano de Sacramento.

© John J. Macaulay

Projetada com um orçamento limitado, cada residência tem uma área de aproximadamente 140 m² e é conformada por um volume térreo cinza claro que apoia o volume superior, mais escuro e em balanço.  Cozinha, áreas de estar e de jantar são consolidadas como um amplo espaço aberto no nível térreo, enquanto as escadas levam até os três dormitórios que ficam no primeiro pavimento. 

© John J. Macaulay

Os revestimentos externos são simples, e incluem estuque e placas horizontais de compensado que são complementadas pelas aberturas de piso a teto. No pavimento superior, a fachada sul é articulada por persianas metálicas verticais envernizadas que atuam tanto como brise quanto como dispositivo de composição da fachada. O espaçamento entre as persianas configura uma cadência dinâmica e texturizada, enquanto suas cores complementam os tons neutros e suaves do embasamento e reverberam os murais e pinturas dos edifícios e construções do entorno. 

© John J. Macaulay

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Oak Park / Johnsen Schmaling Architects" [Oak Park Housing / Johnsen Schmaling Architects] 28 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900845/conjunto-oak-park-johnsen-schmaling-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.