A Casa de Conversas Fiadas / WARP architects

A Casa de Conversas Fiadas / WARP architects - Mais Imagens+ 27

Coimbatore, Índia
  • Arquitetos: WARP architects; WARP architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  357
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Asian Paints, Saint-Gobain
  • Outros Participantes: Smriti Devkumar, Raghu Ramalingam, Pravin M
  • Arquitetos Responsáveis: Pradeep Arumugam & Shanil Riyaz
  • Cidade: Coimbatore
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Prasanth Mohan, Running Studios

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido à rápida urbanização e gentrificação das cidades indianas, as tipologias arquitetônicas e de construção das casas tornaram-se cada vez mais estereotipadas com base nas tendências que prevalecem localmente, perdendo assim a sua ligação com a vizinhança e a natureza. Esta casa está localizada em um denso bairro residencial de Coimbatore, numa típica quadra residencial. O projeto tenta criar diálogos entre a casa e seu bairro e os espaços intermediários: o construído e o não construído. Internamente acontece o diálogo dos habitantes com os espaços.

Planta - Térreo

A casa está afastada da rua, trazendo a paisagem para uma rua congestionada, fazendo a casa ser perceptível num piscar de olhos. Cada uma de suas funções é definida por volumes individuais que, em seguida, são torcidos, empilhados e intertravados, criando espaços que se sobrepõem espacialmente e convergindo os ângulos para um ponto onde o espaço interno encontra o externo. Os espaços formados pelos ângulos irregulares permitem que os habitantes usufruam do mesmo espaço sempre de maneira diferente, fazendo com que os componentes da casa estejam em constante transformação, definindo o estilo de vida.

© Prasanth Mohan, Running Studios

A torção do bloco central cria um pátio em torno do qual o resto dos volumes estão articulados. O pátio une visualmente todos os espaços e, portanto, torna-se justamente a casa da divindade (sala de Pooja), na ideia de ter o olhar divino sobre a casa. Uma parede de madeira de 4,87 metros de altura forma um pano de fundo em torno do qual a sala de estar e as escadas apresentam volumes contíguos.

Ilustração Surreal

Claraboias sobre os espaços proporcionam um movimento constante da luz ao longo do dia, proporcionando diferentes atmosferas e experiências. Madeira natural, madeira carbonizada, forro de concreto aparente com tons escuros e rústicos são equilibrados por paredes brancas e vegetações. Uma fusão de formas, volumes, luz, paisagens e novos territórios cria um ambiência para a descoberta e a experimentação à medida que o tempo passa.

© Prasanth Mohan, Running Studios

Duas ilustrações colocam o projeto em ambientes contrastantes alterando a relação com suas proximidades em cada cenário:
1. A primeira ilustração traz o projeto em seu contexto urbano atual e os diálogos que cria no tecido urbano. A quebra do padrão repetitivo adiciona uma nova camada de complexidade à localidade e ao seu contexto.
2. A segunda ilustração é o projeto em um contexto surreal isolado, com a silhueta natural da cidade formando o pano de fundo e negando a complexa malha do contexto urbano, impulsionando projeções numa escala maior.

© Prasanth Mohan, Running Studios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa de Conversas Fiadas / WARP architects" [A House of Small Talks / WARP architects] 29 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900824/a-casa-de-conversas-fiadas-warp-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.