Residências MQ / Altamarea arquitectura

Residências MQ / Altamarea arquitectura - Mais Imagens+ 21

Pichilemu, Chile
  • Arquitetos: Altamarea arquitectura; Altamarea arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felipe Cantillana
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  B&P, Danzke, MK, Santa blanca
© Felipe Cantillana

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente adquiriu dois lotes num condomínio voltado para o mar, sua intenção era construir duas casas. A primeira para uso pessoal e a segunda como casa de hóspedes/aluguel para temporada. O foco do projeto consiste em que ambos volumes compartilhem um mesmo estilo arquitetônico de forma a gerar uma continuidade construtiva dentro dos terrenos. 

© Felipe Cantillana
Planta 01
© Felipe Cantillana

Outro ponto importante era buscar uma forma em que ambas as casas estivessem situadas sobre o terreno sem interromper as vistas. O trabalho de implantação foi desenvolvido de maneira a gerar áreas privadas e semi-privadas entre os volumes e o contexto do condomínio. 

© Felipe Cantillana

A residência principal está localizada na parte mais alta do terreno enquanto a segunda moradia está assentada sobre uma base de concreto destinada ao estacionamento, o que permite chegar ao mesmo nível do solo da outra moradia, gerando assim um primeiro nível público de trânsito entre ambas casas. 

© Felipe Cantillana

A maneira em que as residências foram distribuídas sobre o terreno permitiu que fosse possível contar com espaços de uso exclusivo e privativo, complementados por grandes espaços compartilhados de uso geral nas áreas mais baixas do terreno.
O desenho de ambos volumes é trabalhado respeitando uma mesma altura de construção. 

© Felipe Cantillana

A estrutura do piso é desenvolvida sobre o corte da madeira em módulos de 3 a 4 metros a fim de otimizar os recursos, os vãos maiores, reforços do segundo pavimento e os forros são estruturados por meio de elementos metálicos. Existem eixos coincidentes entre ambos volumes que permitem gerar canais de vistas entre as edificações e que possibilitam uma continuidade volumétrica.

© Felipe Cantillana

As residências são unidas por meio de materiais e texturas, considerando detalhes similares em ambas construções. São privilegiadas as estruturas aparentes em conjunto com materiais como a madeira, o metal e o concreto. Os acabamentos são feitos de forma bruta, buscando não esconder a nobreza dos materiais deixando que seus elementos sejam mostrados.

© Felipe Cantillana

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residências MQ / Altamarea arquitectura" [CASAS MQ / Altamarea arquitectura] 26 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900604/residencias-mq-altamarea-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.