Complexo Fronteiriço Huemules / Crisosto Smith Arquitectos, Cavagnaro Rojo Arquitectos + Jorge García

Complexo Fronteiriço Huemules / Crisosto Smith Arquitectos, Cavagnaro Rojo Arquitectos + Jorge García

© CRG© CRG© CRG© CRG+ 15

  • Unidade Técnica:Dirección de Arquitectura MOP, Región de Aysén
  • Inspetor Fiscal Do Projeto:Andrés Villouta
  • Inspetor Fiscal Da Obra:Rodrigo Tapia
  • Cliente:Gobernación Provincial de Coyhaique
  • Autores:Andrés Crisosto, Daniel Rojo, Carlos Cavagnaro, Jorge García
  • Engenheiro Civil:Jorge Marambio Chavez
  • Cidade:Balmaceda
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© CRG
© CRG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Balmaceda, no Chile, e a poucos passos da fronteira com a Argentina, o Complexo Huemules constitui um ponto de conexão entre o Chile e o território transandino. No prédio convergem todos os organismos públicos, de ambos os países fronteiriços, destinados a controlar o fluxo migratório de pessoas e veículos que cruzam a fronteira. Implantada num terreno amplo da estepe patagônica andina, clima e geografia condicionam a arquitetura.

© CRG
© CRG
Perspectiva
Perspectiva
© CRG
© CRG

O constante vento sudoeste, que atinge rajadas de mais de 100 km/h, temperaturas abaixo de zero e neve durante o inverno, conformam um território desabitado, onde a geografia e a paisagem são os verdadeiros protagonistas. Neste contexto, propõe-se uma volumetria que contrasta com a paisagem, utilizando uma geometria simples e despretensiosa: a geografia é a grande protagonista e a construção é apenas um evento na estrada.

© CRG
© CRG

O projeto consiste em dois corpos que se cruzam em uma cruz e contêm programas de natureza oposta. Um volume e uma baía mais permeáveis contêm áreas públicas de detenção de veículos. O volume oposto, de dois níveis, contém áreas de acesso restrito, como escritórios, módulos de controle de acesso, áreas de expansão e salas para os funcionários chilenos e argentinos.

© CRG
© CRG

A configuração do edifício responde a um complexo sistema de relações entre compartimentos com diferentes níveis de segurança. Seu caráter simétrico divide em partes iguais zonas exclusivas para as equipes dos dois países, cujos serviços convergem no encontro dos volumes, onde são implantadas as áreas de controle de passageiros que entram e saem das nações.

© CRG
© CRG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Complejo Fronterizo Huemules, Balmaceda, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Fronteiriço Huemules / Crisosto Smith Arquitectos, Cavagnaro Rojo Arquitectos + Jorge García" [Complejo Fronterizo Huemules / Crisosto Smith Arquitectos, Cavagnaro Rojo Arquitectos + Jorge García] 21 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900557/complexo-fronteirico-huemules-crisosto-smith-arquitectos-cavagnaro-rojo-arquitectos-plus-jorge-garcia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.