Casa Skywood / Nick Baker Architects

Casa Skywood / Nick Baker Architects - Mais Imagens+ 12

Cobblershill, Reino Unido
  • Arquitetos: Nick Baker Architects; Nick Baker Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  426
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hamish Park
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Sarnavap, Velfac
© Hamish Park

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2013 Nick Baker Architects foram escolhidos para projetar uma residência com cinco dormitórios em Cobblers Hill, Buckinghamshire. O terreno estava localizado dentro de uma área de proteção natural e, portanto, o projeto precisava ser trabalhado para se adequar a esse contexto. 

© Hamish Park

O principal partido deste projeto é o terreno e seu entorno. A declividade entre o limite norte do terreno e a construção existente apresenta uma mudança de nível de 750mm, o que possibilita um terraço natural. Ao definir uma linha organizadora sentido leste-oeste, que corta essa diferença de níveis, os programas sociais e de vivência são colocados no lado mais ao sul, na área mais alta, aproveitando das vistas e do aspecto mais aconchegante, enquanto que na parcela mais ao norte, e mais baixa, foi locada a parte íntima dos dormitórios e hóspedes. Ao se basear no eixo norte-sul desta proposta original, o projeto busca adaptar mais uma área, o bloco de garagem que funciona como um terceiro elemento para definir um pátio de entrada e marcar o acesso à casa e de toda essa composição formal. 

© Hamish Park

As fachadas foram projetadas para criar uma série de camadas entre o espaço interior e exterior, que se articulam entre elas. Terraços largos e cobertos são contrapostos por corredores iluminados, dando uma sensação de continuidade para a configuração silvestre do terreno. A luz natural entra no edifício, mas não consegue dominar os espaços. Uma série de telas que ocupam todo o pé-direito são usadas para criar uma 'colunata' ao redor da construção. Estes elementos funcionam como uma zona de amortecimento, protegendo as áreas envidraçadas interiores da luz solar excessiva e do ofuscamento, e também criando uma espécie de proteção para os olhares da rua. As colunatas também refletem o caráter sombreado intermitente dos troncos das árvores vizinhas.

© Hamish Park

A construção desfruta de altos níveis de isolamento, o que garante bons níveis de retenção de calor e contribuí para o meio ambiente. A materialidade foi cuidadosamente selecionada. As bordas superior e inferior das colunatas são revestidas com painéis de alumínio cinza, definindo um elemento claro nos volumes. Os painéis externos que marcam algumas aberturas e funcionam para dar privacidade dos olhares da rua, são de arenito serrado e identificam uma expressão vertical entre as duas metades. A camada externa geral do volume é composta por peças verticais de cedro vermelho, e funcionam como uma camada mais suave interna que se relaciona com os acabamentos internos.

© Hamish Park

A ideia aqui era construir a partir da identidade da paisagem existente. As copas altas das árvores e a grande área de gramado para o sul cria uma espécie de clareira na floresta. Essa simplicidade foi mantida como parte do projeto de paisagismo, com a manutenção do gramado e a inclusão de algumas árvores na parcela norte. Um padrão aleatório, similar às colunatas, foi adicionado ao limite sudeste por trás da vedação do perímetro existente para proporcionar uma proteção das vistas da rua. 

Croqui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Skywood / Nick Baker Architects" [Skywood House / Nick Baker Architects] 21 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900483/casa-skywood-nick-baker-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.