Residência L90 / Barrionuevo Villanueva Arquitectos

Residência L90 / Barrionuevo Villanueva Arquitectos - Mais Imagens+ 16

Tigre, Argentina
  • Arquitetos: Barrionuevo Villanueva Arquitectos; Barrionuevo Villanueva Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminor, Dersa, Konecta, Maderera Irupé, Shap hormigones
  • Cálculo Estrutural: Eng. Andres Moscatelli
  • Arquitetos Responsáveis: Arq. Juan Villanueva, arq. Nicolás Barrionuevo
  • Cidade: Tigre
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência está localizada em um terreno de 900 m2 adjacente ao lago Tigre, em Buenos Aires, Argentina. O lote faz parte de um conjunto residencial fechado com condicionamentos normativos e de mercado. O projeto foi desenvolvido como uma moradia unifamiliar e concebido a partir das características do seu entorno, principalmente as vistas para o lago. Por ser pensado como uma moradia permanente, são apresentadas condições específicas que serão determinantes.

Planta - térreo

Organiza-se o programa criando espaços independentes e privativos, como também abre-se a possibilidade de um uso mais eficiente dos recursos integrando ou não os distintos espaços. Cria-se, portanto, um vínculo privativo entre o interior e o exterior utilizando as laterais do terreno no térreo, reconstruindo um limite majoritariamente fechado para a rua, posicionando nesse espaço a expansão da residência que, por sua vez, aumenta o perímetro da casa em relação ao exterior. Todas essas situações são condicionadas por uma envolvente que determina vistas e protege da luz solar. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

O concreto aparente e a madeira são utilizados como partes de um sistema integral do processo projetual. Enquanto o concreto expressivo organiza e determina o volume, a madeira qualifica o projeto. Esses materiais filtram a luz do sol e as vistas gerando pequenas situações diurnas que variam segundo a influência do sol. Durante a noite, as tábuas de madeira agrupadas a partir dos cheios e vazios invertem o local de percepção da luz no exterior.

Diagrama
© Gonzalo Viramonte

A caixa de concreto e madeira elevada do terreno permite liberar o térreo criando espaços mais flexíveis e diluindo o limite entre interior e exterior. Essa estratégia tem como resultado conexões visuais e espaciais entre os diferentes âmbitos onde se desenvolve a vida doméstica sob a mesma lógica espacial. As lógicas construtivas com as quais se projetou a residência formam parte do trabalho material que surge na forma, espaço e tempo. 

© Gonzalo Viramonte

Dentro dessa lógica está a estrutura arquitetônica que se manifesta como uma ordem capaz de gerar o espaço e percurso para descobri-lo. Trata-se de uma conceitualização em termos tectônicos que envolve tanto o problema da relação entre os pesos, esforços e materiais como as formas e os requerimentos dos clientes. A configuração desses sistemas produz a expressão material da obra. 

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência L90 / Barrionuevo Villanueva Arquitectos" [Casa L90 / Barrionuevo Villanueva Arquitectos] 21 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900456/residencia-l90-barrionuevo-villanueva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.