Torre I / Chiasmus Partners

Torre I / Chiasmus Partners - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Chiasmus Partners; Chiasmus Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  367
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Focus-In, Fursys, HANGLAS, Lunawood, NORUPYO, Sampyo Remicon
  • Equipe De Arquitetura: Hyunho Lee, AIA, James Ke, Narae Yang, Sangwha Lee
  • Equipe De Design De Interiores: Chika Nomura, Yeseul Huh
  • Construção: Coremsys
  • Estrutura Em Concreto: Myunghee Hong, Hyungdon Yoon, Changsuk Lee
  • Arquitetos Responsáveis: Hyunho Lee
  • Cidade: Hakdong-ro 3-gil
Mais informaçõesMenos informações
© Namsun Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre I está localizada a poucos quarteirões do distrito comercial de Gangnam, um símbolo da Seul moderna que apresenta uma concentração de comércios, áreas corporativas e residenciais onde é possível encontrar muitas agências de publicidade de design digital. Essas características do local e a demanda emergente da marca de publicidade digital por um "novo tipo de edifício de escritórios" significava a necessidade de incorporar flexibilidade funcional, eficiência e significado simbólico. Para ilustrar ainda mais o contexto, o terreno está localizado em uma esquina da quadra que limita-se com um pequeno parque ao norte, em torno do qual existem edifícios residenciais de três a cinco pavimentos. Em frente ao parque (norte) e aos prédios altos do distrito comercial (sul), o projeto precisava equilibrar-se entre não perturbar o espaço público do bairro e fazer parte da paisagem urbana.

Nestas circunstâncias, o objetivo de estabelecer um espaço para conferências, palestras, eventos e lazer para 200 funcionários teve de ser alcançado em um prédio com uma relação entre altura e largura de 2:1.

© Namsun Lee

Para construir uma planta baixa abrangente com elementos centrais compactos, é necessário estabelecer a eficiência no espaço, minimizando os custos de circulação e construção. Dadas as limitações apresentadas pela elevação do edifício, a massa foi estabelecida quase esculturalmente, mas cada planta baixa é um quadrado. O envoltório de concreto externo funciona estruturalmente como um arco, eliminando a necessidade de mais de uma coluna no espaço interior, maximizando ainda mais a eficiência e a flexibilidade do espaço comercial. Um quarto da área quadrada em cada planta serve ao restante do pavimento através das funções centrais de circulação vertical, banheiro e cozinha, e este espaço de serviço é verticalmente compacto a 3 metros. O restante da planta é um grande espaço aberto a uma altura de 4,5 metros, e pode ser usado não apenas para trabalhos de escritório, mas também eventos, performances, exposições e outros programas, permitindo versatilidade quase infinita. É preciso reconhecer que essa versatilidade de função é exigida até mesmo da arquitetura construída para um único propósito, devido à necessidade de se adaptar às rápidas mudanças que caracterizam a sociedade moderna.

Fachadas + Corte

O prédio abriga um estacionamento no primeiro pavimento do subsolo e um teatro polivalente de 250 lugares no segundo pavimento do subsolo com entrada separada. Os 8 pavimentos acima do solo contêm espaços abertos de 4 a 4,5 metros de pé-direito, e possuem um total de 200 estações de trabalho, 8 salas de conferência e 6 escritórios executivos; o núcleo contém banheiros, elevadores, escadas, depósito, salas de servidores e áreas de descanso em 9 pavimentos com 3 metros de altura.

© Namsun Lee
© Namsun Lee

Como uma maçã fatiada, a face sul da massa de concreto é feita de vidro para permitir que a luz do sol permeie o espaço, e o contraste grosseiro entre o vidro liso e a textura áspera do concreto cortado expressa o volume.

Embora composto por um único espaço, ele é dividido em três partes, cada uma das quais delimita-se em lacunas e rachaduras que, ao projetar formas à luz ambiente, ampliam a sensação de fragmentação no espaço e permitem que a massa supere a monotonia de concreto.

© Namsun Lee

Este edifício apresenta um projeto com precisão a função exigida em um novo negócio, a flexibilidade para suportar os tempos de mudança, a forma de ser amplamente reconhecido como um símbolo para uma nova marca e a harmonia da escultura e do cosmopolitismo como uma resposta ao contexto residencial e urbano. Isso mostra que, na arquitetura moderna, a eficiência funcional, a flexibilidade e a forma simbólica podem ser complementares, e não contradições.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:10 Hakdong-ro 3-gil, Nonhyeon 1(il)-dong, Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre I / Chiasmus Partners" [I Tower / Chiasmus Partners] 18 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900355/torre-i-chiasmus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.