Casa Castro / Aguirre Arquitetura

Casa Castro / Aguirre Arquitetura

Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Imagem 2 de 13Casa Castro / Aguirre Arquitetura - CadeiraCasa Castro / Aguirre Arquitetura - Mesa, JanelaCasa Castro / Aguirre Arquitetura - Mesa, Iluminação, Janela, CadeiraCasa Castro / Aguirre Arquitetura - Mais Imagens+ 8

Uberlândia, Brasil
  • Arquitetos: Aguirre Arquitetura; Aguirre Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  332
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Leonardo Finotti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bancadas, Esquadria, Esquadria 2 irmaos, Granitos, Iluminação, Lukp marcenaria, Marmomax, Mobiliário, Móveis Planejados, Porcelanato, Portobello, Spazio segato, iluminar
  • Interiores E Paisagismo: Andrea Hartmann
  • Colaboradores: Infinitu engenharia
  • Iluminação: Iluminar, Aguirre arquitetura
  • Arquiteto Responsável: Alexandre Aguirre
  • Autores: Alexandre Aguirre, Michell Damascena
  • Equipe De Projeto: Mateus Finotti
  • Cidade: Uberlândia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Sofá, Mesa, Janela
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Projeto foi pensado para uma família pequena, a qual queria uma casa integrada em sua seção social e com setorização bem definida nas partes intimas e de serviços protegidas da vizinhança. Dado essas premissas o projeto seguiu uma linha base do escritório que é a minimalista, optando neste caso por materiais em seu aspecto natural, com formas puras e imponentes.

Plantas

O Projeto é concebido em uma construção mista de estrutura metálica e concreto. Estes elemento usados de forma aparente propositalmente pensados para agregar estética e aconchego a residência.

Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Fachada, Cadeira
© Leonardo Finotti

Toda edificação foi estrategicamente implantada de forma a criar um bioclima interno agradável aos usuários; vários fatores contribuíram nesse aspecto ( aberturas e pé direito alto para melhor fluxo de renovação do ar, paredes de concreto maciço, laje impermeabilizadas e protegidas, paisagismo, etc.).

Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Cadeira
© Leonardo Finotti

O concreto foi o ponto chave na definição da estética da casa. A estrutura metálica também foi evidenciada transformando um elemento construtivo em ponto estético positivo para composição arquitetônica. A madeira foi proposta para dar o charme e aconchego  a arquitetura, além é claro de em alguns momentos funcionar como brise de proteção solar.

Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Imagem 2 de 13
© Leonardo Finotti

A casa foi pensada para abusar da iluminação natural, partindo disto a iluminação da casa foi proposta de maneira mais cênica, evidenciando pontos importantes e que se interagisse de maneira sutil com a arquitetura. No salão principal  a luz  se permeia de maneira indireta pela iluminação do paredão de concreto, acompanhada pela iluminação de trilho multidirecional. Nos demais pontos  da casa toda iluminação segue uma linha minimalista e eficaz, atentando sempre para cada arremate e acabamento para obter um resultado refinado.

Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Mesa, Janela
© Leonardo Finotti

O paisagismo tropical invade a casa e os volumes arquitetônicos proporcionam um jogo de luz e sombra à medida que o sol se põe. Na fachada o jardim exibe o verde absoluto e assim integra os elementos da Arquitetura.  A escolha das espécies parte da predominância do verde, pontuado pelo vermelho das Alpineas que entre as Dracenas Arbóreas suavizam o corredor lateral de acesso a piscina, colorindo o living e integrando o caminho entre o muro e a bela parede de concreto aparente. A área de lazer tem Ravenalas entre Guaibes que derramam sobre a borda da piscina e finalizam na simetria das duas Jabuticabeiras 100% brasileiras. 

Casa Castro / Aguirre Arquitetura - Mesa, Iluminação, Janela, Cadeira
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Castro / Aguirre Arquitetura" 21 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900327/casa-castro-aguirre-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.