Residência DL / DP+HS Architects

Residência DL / DP+HS Architects - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: DP+HS Architects; DP+HS Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Don Pieto
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Dekson, Dulux, Milan Ecowood, Roman Ceramics, SK Kaken, Saint-Gobain, Toto, YKK AP
  • Engenharia Estrutural: Anwar Susanto - Cipta Sukses
  • Arquitetos Responsáveis: Don Pieto, Henny Suwardi
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
© Don Pieto

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa, localizada em um bairro residencial em Jacarta, na Indonésia, ocupa um terreno de 337,5 m². Em contraste com as casas de seu entorno, as quais são, em sua maioria, adaptadas ao estilo mediterrâneo, este projeto é uma experiência dos arquitetos Don Pieto e Henny Suwardi do DP+HS Architects buscando representar as gerações mais jovens, seus gostos e sua proximidade com essa atmosfera moderna e tropical. 

© Don Pieto

As premissas foram simples, uma casa para um casal jovem que recebe os parentes e futuramente pretende ter filhos. A casa portanto precisaria de um dormitório master e outros dormitórios para hóspedes e para seus futuros filhos. Os clientes também não gostaram da ideia de espaços fechados, e apontaram sua vontade de ter fluidez entre o espaço interno e o espaço externo, de forma que os dois se complementassem. 

© Don Pieto

A ideia principal portanto era criar espaços onde eles pudessem desfrutar do ambiente natural, e ao mesmo tempo, ter a possibilidade de aproveitar também as amenidades contemporâneas. 

Corte A
Corte C

O partido do projeto envolveu a divisão do programa da casa em três níveis. O primeiro incluí a garagem e os espaços de serviços, no segundo os espaços de vivência, sendo mais expostos, mais abertos. O terceiro nível incluí um dormitório master e um quarto para criança, além de uma sala de estar menor e mais íntima.

Nossa ideia aqui era recriar as sensações do ambiente natural, traduzindo essa dinâmica da natureza em conceitos mais palpáveis: queríamos sentir o cheiro das plantas, queríamos ouvir os sons da água, queríamos deixar as pessoas pisar sobre as pedras frias e as madeiras quentes. Necessitávamos sentir a brisa, queríamos desfrutar das sombras durante dias ensolarados, queríamos despertar sentidos. Tentamos recriar sensações e memórias envolvendo pessoas importantes debaixo das árvores, na natureza. Ao mesmo tempo e não menos importante, não podíamos esquecer das dinâmicas que um jovem casal tem em sua rotina contemporânea. 

© Don Pieto

Projetamos, portanto, uma sala de estar desobstruída e integrada a um pátio aberto, o qual funciona como a conexão visual e verbal entre os pavimentos e suas atividades. O pátio é coberto por vidro laminado, protegido da insolação direta e serve como entrada de luz para a parte interna da casa, além de promover um padrão de sombreamento durante o dia que ambienta o espaço.  A pequena lagoa que cerca a área de estar do pátio, somada ao vazio, forma um sistema de ventilação cruzada que ajuda a baixar a temperatura da casa durante o dia. 

© Don Pieto

A paleta de cores e materiais deste projeto é bastante contemporânea, usando cores naturais combinadas com elementos pretos nas fachadas, enquanto que o interior parte de um princípio mais monocromático, o que ajuda a enfatizar as cores e texturas das plantas. 

© Don Pieto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência DL / DP+HS Architects" [DL House / DP+HS Architects] 17 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900298/residencia-dl-dp-plus-hs-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.