Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects

Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 2 de 31Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 6 de 31Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 3 de 31Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 4 de 31Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquiteto Responsável: Erik Moederscheim
  • Equipe De Projeto: Sander Malschaert, Sulejman Gusic, Jelle Rinsema, Fernando Polo, Jelmer van Zalingen
  • Engenharia E Projeto Estrutural: APcon BV
  • Consultoria Instalações: Arquiteto Peter van Kempen
  • Gerenciamento De Projeto: Mebest
  • Construção: Damsteegt
  • Cliente: Municipalidade de Zutphen
  • Comprimento: 105 metros
  • Cidade: Zutphen
Mais informaçõesMenos informações

Uma nova camada para um local histórico

A área onde situava-se a antiga Ponte IJssel em Zutphen é num local com uma história rica, sendo a ponte atual a sétima em seu lugar. Madeira, aço, bombardeios e construções emprestadas de cidades próximas literalmente dão cor à história desta área. “Nós imaginamos o desenho para a extensão solicitada como uma nova camada que soma à história da ponte e da cidade, como se fosse a oitava ponte. Uma ponte que simboliza de forma visível e tangível um novo passo na ligação das margens do rio IJssel, com a redescoberta da água como tema principal” diz o arquiteto Erik Moederscheim.

Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 4 de 31
© Bart van Hoek
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 18 de 31
Planta de Situação
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 2 de 31
© Bart van Hoek

Um gesto forte

O projeto foi criado em torno das premissas de conforto e qualidade perceptível para pedestres e ciclistas, bem como ser facilmente reconhecível de longe. Com isso em mente, o escritório projetou a extensão da ponte usando aço corten, resultando em uma linha icônica, emblemática e claramente se configurando como uma "nova camada", que contrasta com a ponte existente. O guardacorpo de vidro oferece aos pedestres uma visão ampla do IJssel e contribui para um ambiente agradável dentro e ao redor da ponte.

Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 3 de 31
© Bart van Hoek
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 27 de 31
Corte - Escada
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 13 de 31
© Bart van Hoek

A ponte como banco e linha do tempo

A divisão entre a ciclovia e o caminho para pedestres é formada por um banco que se estende ao longo de todo o comprimento da ponte. O Arquiteto Erik Moederscheim conta: “Não sabemos se podemos afirmar que projetamos o banco mais longo da Europa ou da Holanda, mas é com certeza o maior banco em Zutphen! Ao perfurar o aço, nós o enriquecemos com uma iluminação especial que simboliza o fluxo constante do rio abaixo.Além disso, ao literalmente lançar luz sobre a história da ponte e sobre Zutphen, o banco também serve como uma linha do tempo em tamanho real, que guia os pedestres pelo passado enquanto eles cruzam a ponte em direção à cidade”.

Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 12 de 31
© Bart van Hoek
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 31 de 31
Diagrama
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 6 de 31
© Bart van Hoek

A iluminação da ponte não garante apenas a segurança dos ciclistas e dos pedestres, mas também destaca a presença da ponte à noite, tornando-a tão atraente quanto durante o dia. A luz muda de cor com as estações do ano.

Um ponto de vista escultural na maré baixa e na alta

O projeto maior "Rio na cidade", do qual este projeto faz parte, trata do controle da água e, principalmente, da experiência com a água. Um elemento importante para isso dizia respeito ao desenho dos pontos de apoio que ligam a ponte de pedestres ao terreno abaixo. Assim, o patamar situado ao lado da margem do rio é projetado como um local para desfrutar das vistas do rio. Este design escultural espetacular oferece dois pontos de observação. Consequentemente, não só proporciona uma visão ampla sobre o rio, mas também uma visão mais próxima da água quando a maré está alta. A altura do ponto mais baixo é tal que, se a água atingir seu ponto mais alto, seus pés ficarão secos, mas você pode quase tocar a água. Ao redor do patamar e ao longo do rio, caminhos foram projetados para que os pedestres possam andar ao longo da margem do rio.

Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 10 de 31
© Bart van Hoek

Uma nova cor

Como parte da renovação, a ponte laranja e amarelo existente foi pintada de cinza e azul, a mesma cor da ponte ferroviária vizinha. Dessa forma, os dois arcos das duas pontes formam um todo e contrastam com a expansão. Além disso, os arcos da ponte existente foram instalados com nova iluminação, a fim de conferir estatura à totalidade da ponte.

Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 7 de 31
© Bart van Hoek
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 28 de 31
Corte Geral
Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects - Imagem 11 de 31
© Peter van Kempen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zutphen, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte IJssel / MoederscheimMoonen Architects" [IJssel Bridge / MoederscheimMoonen Architects] 14 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900269/ponte-ijssel-moederscheimmoonen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.