Escola São Domingos / ETEH

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 6 de 71Escola São Domingos / ETEH - Imagem 2 de 71Escola São Domingos / ETEH - Imagem 3 de 71Escola São Domingos / ETEH - Imagem 4 de 71Escola São Domingos / ETEH - Mais Imagens+ 66

  • Arquitetos: ETEH
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  436
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Camila Santos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Masisa, Metadil, Sherlio Marcenaria, Sol e Mar Marcenaria

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola São Domingos nos procurou com o anseio de criar ambientes que estimulassem novas formas de ensino. Nosso intuito com esses projetos foi utilizar elementos arquitetônicos afim de criar gatilhos de percepção e interação com o espaço, potencializando a experiência de aprendizado dos alunos.

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 4 de 71
© Camila Santos

O projeto do Hall de Entrada foi encomendado com o desafio de proporcionar aos alunos uma primeira impressão estimulante da escola e aos pais um local em que pudesse ter proximidade com o universo em que o filho está inserido. Buscou-se potencializar a experiência de acolhimento da escola, utilizando madeira, cores claras e vegetação para criar um espaço funcional, lúdico e descomplicado que passasse a sensação de alívio. As crianças são inspiradas a entrar na escola, enquanto os pais são encorajados a interagir com elas e com o espaço, de forma leve e reconfortante. O mobiliário foi desenvolvido especialmente para o local, proporcionando diferentes formas de estar.

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 22 de 71
© Camila Santos
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 64 de 71
Planta - Hall
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 37 de 71
© Camila Santos

Para o Restaurante, priorizamos a criação de um projeto que estivesse inserido na atmosfera escolar, mas que promovesse descontração e divertimento. O local é utilizado, na maior parte do tempo, por alunos que estudam em período integral. Assim, foi pensado para ser um local de encontro; para que as crianças/adolescentes pudessem desligar e socializar.

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 21 de 71
© Camila Santos
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 55 de 71
Corte - Restaurante
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 5 de 71
© Camila Santos

Ao Laboratório de Ideias, sala que será usada em discussões políticas e filosóficas, propusemos um posicionamento democrático dos usuários (tanto de quem fala quanto de quem escuta). Apesar de ainda existir o clássico palco para explanação de conteúdo, existe também o local de maior atenção no centro da sala (e em nível mais baixo) para que os palestrantes se posicionem de modo mais desconstruído. A arquibancada faz com que os alunos sentem e discutam entre si. Assim, o conhecimento pode ser absorvido de forma mais naturalizada.

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 49 de 71
© Camila Santos
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 63 de 71
Corte - Laboratório de Ideias
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 23 de 71
© Camila Santos

A Biblioteca Infantil foi encomendada com o desafio de potencializar a experiência de ensino dos alunos, sempre respeitando suas individualidades. O layout proporciona a leitura de diversas maneiras. Na mesa de estudo é possível exercer atividades em grupo, ou com auxílio dos professores. Ao fundo, os nichos acolchoados na parede foram projetados para aqueles que preferem uma leitura mais tranquila. A textura de grama sintética estimula o tato e define o espaço de aprendizado em vídeo. A lâmina do revestimento simula a madeira clara, tornando o ambiente leve e convidativo.

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 45 de 71
© Camila Santos
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 69 de 71
Planta - Biblioteca
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 48 de 71
© Camila Santos

A proposição do conceito para o Auditório Infantil foi explorar a sensação da atmosfera que se expande para além do espaço físico. O auditório tenta transportar o usuário para o universo das ideias, onde tudo é possível. Dessa forma, o teto foi pintado na cor azul marinho e iluminado com fibra ótica, dando a sensação de céu estrelado. A pintura em textura de cimento foi executada de forma desconexa junto com a instalação de eletrocalhas iluminadas, dando efeito de desconstrução da "caixa" auditório.

Escola São Domingos / ETEH - Imagem 30 de 71
© Camila Santos
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 53 de 71
Corte - Auditório
Escola São Domingos / ETEH - Imagem 25 de 71
© Camila Santos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua José Alexandre Buaiz, 350 (sala 806) – Enseada do Suá, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola São Domingos / ETEH" 19 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900207/escola-sao-domingos-angatu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.