Casa da Árvore / OBRA BLANCA

© Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica

Casa da Árvore / OBRA BLANCA - Mais Imagens+ 18

Alvarado, México
  • Arquitetos: OBRA BLANCA; OBRA BLANCA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Che Alum, Ramon Juarez, Rocacero
  • Construtora: V+B Construcciones
  • Engenharia Estrutural: Eng. Apolinar Cortez Sanchez
  • área Do Lote: 536 m2
  • Cidade: Alvarado
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em Veracruz, México, a residência unifamiliar "Casa da Árvore" foi concebida ao redor de uma grande ceiba de 9 metros de altura e um tronco de 1,5 metros de diâmetro.

Planta - Primeiro Pavimento

Devido à frequência dos chamados "Nortes", fortes ventos de até 120 km/h, que existem na região costeira de Veracruz, a árvore teve um crescimento para a direção sul do lote, o que permitiu dispor a residência na parte norte do mesmo.

© Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica

A casa, dividida em dois blocos nos quais se encontram as áreas habitáveis, e um terceiro bloco central com as áreas de circulação, está disposta de forma que a árvore vai sendo revelada à medida que se percorre os diversos espaços da casa, aproveitando as vistas parciais da mesma a partir do interior e mostrando-a por completo apenas no momento em que se sai ao jardim ou a alguma das varandas.

© Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica

O projeto conta com dois murais realizados pelo reconhecido artista mexicano Carlos Alanís, mais conhecido como SEGO; um deles sobre uma lagoa artificial no pátio interno da sala, e outro sobre uma parede de concreto aparente localizada no sótão da residência.

Cortes

O programa é dividido por grandes espaços públicos no térreo, onde os residentes passam a maior parte do dia convivendo entre si e recebendo a constante visita de familiares e amigos; e espaços privados menores no pavimento superior, áreas de menor uso, mas acolhedoras e tranquilas para realizar atividades pessoais diárias.

© Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica

Seu desenho hermético em relação à rua responde à necessidade de proteger a casa de água e areia que são arrastadas pelas fortes rajadas de vento do norte. A falta de aberturas na fachada foi compensada com pátios internos em várias áreas da residência e grandes janelas com vistas para o jardim e protegidas da incidência dos raios solares pela grande copa da árvore.

© Adrian Llaguno / Documentacion Arquitectonica

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Árvore / OBRA BLANCA" [Casa del Arbol / OBRA BLANCA] 16 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900165/casa-da-arvore-obra-blanca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.