Casa Cipolla / Felipe Assadi Arquitectos

Casa Cipolla / Felipe Assadi Arquitectos
© Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda© Fernando Alda© Fernando Alda© Fernando Alda+ 31

Pichidangui, Chile
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Cipolla é o resultado da fusão de vários elementos arquitetônicos em uma única estrutura. Esta envoltória singular define ao mesmo tempo os espaços da casa, os sistemas de circulações além de sua própria estrutura, revelada em toda sua materialidade simples e pura, com uma única espessura para todas as paredes, lajes, vigas, rampas e escadas.

Seguindo a mesma filosofia que já utilizamos em outros de nossos projetos, procuramos reforçar a ideia de que construímos estruturas para serem habitadas e não estruturas que definem os espaços de uma casa. Para nós, este é um sistema equilibrado. A hierarquia encontra-se na materialidade e na espessura, no percorrer de seus espaços e permear a sua arquitetura, atendendo todas as demandas em uma única operação estrutural-formal.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Esta estratégia faz com que um simples programa de uma residência unifamiliar se desdobre em um único elemento que acolhe, define, configura e sustenta todo o projeto. Três dormitórios, dois banheiros, uma sala de estar e uma sala de jantar integrada com a cozinha. Estes espaços se desenvolvem através da laje de concreto aparente até a adega exterior, definindo o acesso da casa por uma escada, criando um balanço que define o espaço da varanda. A viga que apóia esta estrutura se transforma no corrimão da escada, a cobertura se desdobra para criar o beiral que acolhe um espaço intermediário que antecede a entrada da casa. As paredes estruturais por sua vez dividem os espaços interiores, levando à escada que dá acesso a praia, como se tudo isso fosse uma coisa só, um elemento inseparável que não é possível saber onde começa e onde termina.

© Fernando Alda
© Fernando Alda
Plantas
Plantas
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Além disso, integramos algumas poucas adequações estruturais: um pequeno muro de um metro quadrado acoplado à viga da passarela que leva à cobertura, desprendendo-se da mesma para contrabalancear a tensão de torção da viga. Este pequeno muro também está ancorado ao solo através de um tirante de aço que está chumbado a um cubo de concreto semi-enterrado. Ainda assim, precisamos criar um muro na fachada principal da casa, o qual protege a suíte principal e se estende até a praia só para criar um contrapeso para a estrutura que pende para o outro lado.

© Fernando Alda
© Fernando Alda
© Fernando Alda
© Fernando Alda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cipolla / Felipe Assadi Arquitectos" [Casa Cipolla / Felipe Assadi Arquitectos] 19 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900050/casa-cipolla-felipe-assadi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.