Residência Gentil / Monotello

Residência Gentil / Monotello - Mais Imagens+ 32

Nonthaburi, Tailândia
  • Arquitetos: Monotello; Monotello
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  950
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Soopakorn Srisakul
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Lutron, COTTO, Daikin, Erco, Bega, Endo, Grohe, Hafele, Kohler, Kohler, Grohe, SONOS, Tostem
  • Engenharia Estrutural: TDA Consultant
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: PASS Engineering Consultant
  • Iluminação: Palicon & Ultigation
  • Construtura Principal: Taweemongkol Construction (2000) Co.,Ltd
  • Construtora Interiores: Sirom Furniture Co.,Ltd
  • Arquitetos Responsáveis: Vorapoj Tachaumnueysuk, Athip Chinratna
  • Arquiteto Principal: Vorapoj Tachaumnueysuk, Suchart Taechangam
  • Cidade: Nonthaburi
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Soopakorn Srisakul

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência é um projeto de reforma para uma família de quatro pessoas. Por causa do tamanho limitado do terreno, o arquiteto propôs primeiramente demolir toda a edificação existente e ampliar a nova estrutura. No entanto, o proprietário rejeitou a proposta pois ele gostaria de mantê-la como um lugar memorável. Isso estimulou os arquitetos a re-analisarem todo o projeto a fim de equilibrar as funções remanescentes com as novas.

Montagem dos Elementos

A  arquitetura remanescente mais memorável é "a escada em espiral". Esta escada foi inicialmente atribuída pela mãe do dono, que se inspirou em uma escada italiana. No entanto, ela não era muito utilizada como circulação principal devido ao seu posicionamento estreito. Essa observação e pesquisa incitaram a equipe de projeto a preservar a escadaria principal. Para encorajar os membros a usá-la, a planta da casa foi reconstruída, excluindo a escada de serviço.

© Soopakorn Srisakul

Materializando a intenção principal do proprietário, de expandir os espaços, os arquitetos decidiram reorganizar as unidades de estar da casa, inserindo dois duplex compactos, os quais ele chamou de "sub-condomínios", para as futuras famílias dos filhos. Como resultado, a família teria três casas juntas na mesma propriedade antiga.

© Soopakorn Srisakul

Monotello começou usando diagramas para analisar a área comum da casa assim como o espaço menos utilizado. As soluções revelaram que a posição da escada em espiral deveria localizar-se no centro da casa e ela deveria ser cercada por espaços secundários importantes, como a sala de estar do pai, a sala do santuário e a conexão com o corredor que leva às unidades dos filhos. O arquiteto também demoliu algumas placas de piso e vigas que significaram cada vez mais espaço ao redor da escada em espiral. Ele retirou também a claraboia que permitia que a luz do sol iluminasse o espaço interno. Esta renovação ajudou a potencializar os espaços e manter sua boa memória.

© Soopakorn Srisakul
Planta - térreo

Além disso, a equipe de projeto remodelou o restante das unidades de estar. Para a parte destinada ao pai eles combinaram a sala de estar e a área de jantar, e fizeram com que o espaço se tornasse um local de reunião para o patriarca. Para a área dos filhos, os arquitetos basearam-se em seus estilos pessoais. O antigo jardim ao ar livre, que costumava ser negligenciado, também foi renovado. Os arquitetos criaram um pequeno parque na frente, preservando a mesma árvore que costumava ser um ponto de referência da casa.

© Soopakorn Srisakul

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Gentil / Monotello" [Gentle House / Monotello] 08 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900026/residencia-gentil-monotello> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.